O presidente da FNE, Murilo Pinheiro, participou, no dia 16 de setembro, do programa Ideias em Debate, da TV Comerciários, conduzido pelo presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários, Ricardo Patah. Na entrevista, Murilo abordou saídas imediatas para retomada do desenvolvimento e empregabilidade do Brasil, começando por um planejamento de governo para a retomada das obras paradas.
A preocupação, segundo ele, é com emprego e dignidade dos trabalhadores. E para que sejam recuperados, é preciso rever a reforma trabalhista e voltar a valorizar as entidades sindicais como interlocutoras da sociedade junto às empresas. Murilo avalia que o total de obras paradas - que era de 10 mil no último levantamento da FNE - continua aumentando. Na entrevista, ele detalhou propostas da federação, como o projeto Cresce Brasil, e a visão da engenharia sobre a necessidade de um pacto nacional para reverter o quadro de crise e de falta de perspectivas que o país atravessa.
Um dos blocos do programa foi dedicado a discutir o impacto da crise política e econômica no mercado de trabalho dos engenheiros e as políticas necessárias, defendidas pela FNE. A mais recente proposta da federação, fruto das mobilizações e debates da engenharia no projeto Cresce Brasil é a criação de secretarias de manutenção, nas prefeituras e governos, para assegurar a estabilidade e a segurança das obras de grande envergadura no Brasil. Murilo alerta que, a cada engenheiro que perde o emprego, mais de vinte outros trabalhadores perdem também. Por isso, ele defende que o efrentamento ao desemprego deve ser nacional, possívelmente em um fórum unificado, com mobilização sindical e participação da sociedade
Confira a entrevista no vídeo abaixo.