A Comissão de Economia do Parlamento do Mercosul vai debater o tratado de Itaipu em audiência pública marcada para 19 de maio, em Montevidéu. Além dos diretores de ambos os países na empresa binacional, o colegiado vai convidar representantes da Centrais Elétricas do Brasil (Eletrobrás) e de sua congênere paraguaia, a Administración Nacional de Eletricidad. A comissão é presidida pelo deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS).

O Paraguai, que na semana passada elegeu o oposicionista Fernando Lugo para a Presidência, reivindica a revisão do tratado bilateral com o Brasil para a construção da hidrelétrica de Itaipu.

Recém-eleito presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (veja matéria abaixo), o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) considera o tratado inegociável. Para ele, os tratados bilaterais devem ser respeitados para que seja possível a realização de outros contratos com países do Mercosul.

Em 19 de maio, Aloizio Mercadante participa de debate sobre o assunto com o vice-presidente do Paraguai, Federico Franco; o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Miguel Samek; o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes; e o presidente da Administración Nacional de Eletricidad, Martin Ganzález Guggiari. O senador informou ainda que será constituída uma comissão no Parlamento do Mercosul com a finalidade de acompanhar o assunto.

Aloizio Mercadante assumiu o mandato de presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul ontem, após ter sido eleito por unanimidade. Ele sucede o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que renunciou ao cargo. A eleição, que ainda será ratificada em Brasília, aconteceu antes da abertura da 9ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul, que se encerra hoje em Montevidéu.

Para Mercadante, um dos principais desafios para o novo presidente é o fortalecimento do bloco, inspirado no exemplo da União Européia.

Autor: Itaipú Binacional