O 1° Congresso de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (Cearo 2017) reuniu profissionais, estudantes, entidades e autoridades em Porto Velho para  diagnósticos, debates e propostas voltadas ao desenvolvimento do Estado, considerando o  papel social do engenheiro como agente transformador.

Murilo participa de abertura do Cearo O protagonismo profissional foi defendido pelo presidente da FNE, Murilo Pinheiro, que prestigiou o encontro e destacou o trabalho do engenheiro ambiental Nélio Alzenir Afonso Alencar, presidente do Crea-RO, organizador do congresso em parceria com quatro instituições do ensino e entidades profissionais.

O tema principal do evento,  "Cidades eficientes, engenheiro transformador",  orientou debates abrangendo o cenário nacional e mundial além do uso aplicado da engenharia no planejamento urbano, de modo a transformar e dar eficiência às cidades.  "Com esse tema inferimos a missão de despertar o interesse dos profissionais e futuros profissionais para que estes tenham a visão do contexto em que se situam e enxerguem as demandas de sua área para dar o passo à frente",  destacam os organizadores.

Nélio Alencar anunciou na ocasião o lançamento de livro que resgata a história da engenharia em Rondônia, do professor e escritor William Haverly.  A obra, distribuída pelo Crea-RO aos convidados durante a abertura, traz histórias de engenheiros e suas obras, entre elas o Centro Político e Administrativo de Rondônia (CPA) e  o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, com destaque para o engenheiro José Adelino de Freitas.  De acordo com o autor, o livro ajuda a contar a história de Rondônia através da engenharia. Lançamento do livro sobre a Engenharia no Estado de Roraima

O Congresso de Engenharia e Agronomia de Rondônia, iniciado na última terça-feira, segue até nesta sexta-feira (9), com atividades descentralizadas nas insituições de ensino parceiras que também realizam atividades voltadas para a formação profissional. l

Ao lado de Nélio Alencar e Murilo, prestigiaram a abertura do Congresso o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira;  o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, Maurício Carvalho; a presidente do Crea-AC, Carminda Luzia, representando o colégio de presidentes do Crea, o diretor da Mútua Nacional, Julio Fialkosky, além de entidades e lideranças estaduais e nacionais.

Redação FNE, com informações e fotos de Paula Bortolini