A classe trabalhadora brasileira, convocada pelas suas centrais, realizou quarta-feira (5), em Brasília a 4ª Marcha Nacional, levantando as bandeiras da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, por mais e melhores empregos e o fortalecimento da seguridade social e das políticas públicas. Desde cedo, trabalhadores vão tomar as ruas da capital federal em defesa do desenvolvimento econômico esocial do nosso País.

Com as Marchas de 2004, 2005 e 2006 garantimos o maior aumento do salário mínimo em duas décadas. Agora, com a mesma garra, espírito de luta e unidade, vamos cobrar do Congresso Nacional e do Governo Federal novos avanços que valorizem os trabalhadores e as trabalhadoras.

REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO

A redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais vai garantir melhor qualidade de vida - com mais tempo livre para o lazer, os estudos e o convívio com a família. Além disso, a medida vai abrir espaço para a geração de milhões de novos postos de trabalho, combater o desemprego e distribuir renda. A diminuição da jornada legal também ajudará as categorias que já têm o benefício assegurado por acordo ou convenção coletiva a avançarem nas conquistas.

MAIS E MELHORES EMPREGOS

Exigimos também a regulamentação das terceirizações para combater a precarização das condições de trabalho. Pressionaremos igualmente pela ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que impede a dispensa sem justificativa. Hoje, muitas empresas se utilizam das demissões para provocar alta rotatividade na mão-de-obra e aprofundar o arrocho nos salários.

FORTALECIMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

A Saúde e a Previdência, como políticas sociais promotoras de eqüidade, são imprescindíveis

para o desenvolvimento. A defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e da Previdência Pública Universal é questão estratégica para os trabalhadores. O fim do Fator Previdenciário, a vinculação do piso dos benefícios da Previdência Social ao salário mínimo e a elevação dos gastos públicos como o SUS são fundamentais para fazer justiça, elevar a qualidade do atendimento e fortalecer as ações preventivas.

O aquecimento da economia é fruto da nossa luta e do nosso trabalho, da nossa união e da nossa mobilização para construir um Brasil soberano e desenvolvido, com justiça social e distribuição de renda.

Vamos seguir em frente. Dia 5 de dezembro, todos a Brasília!