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Comentarista da rádio CBN e do Fantástico, na TV Globo, o administrador de empresas Max Gehringer apresentou, no encerramento do I EcoSP (Encontro de Meio Ambiente de São Paulo), em 9 de novembro, a temática “A comédia corporativa”. Entre as suas observações bem-humoradas, que arrancaram risos da platéia, a de que, em uma companhia, é preciso compreender “quem manda” e entender o ser humano. “Por mais que se tente uniformizar as empresas, as pessoas reagem de maneira diferente ao mesmo tipo de estímulo.” Além disso, segundo Gehringer, é fundamental estar atento às mudanças e descomplicar no ambiente de trabalho. Como exemplo de perda de oportunidade por não perceber que o momento exigia modificações, ele citou um produto que ocupou a liderança no mercado por 43 anos e foi desbancado por não acompanhar os avanços tecnológicos: o inseticida de uso doméstico Super Flit, apresentado comercialmente em 1928 e que foi superado pelo advento do aerossol.

Ainda conforme Gehringer, grande mudança que ocorreu no mercado de trabalho foi a ascensão feminina, cuja presença em cargos de chefia amplia-se em 1% a cada ano. Segundo sua preleção, nesse ritmo, pesquisas apontam que, em 2027, as mulheres serão 52% do total nas gerências, porque começaram não apenas a ambicionar essa participação, como se prepararam muito bem para alcançar esse resultado. A receita para o sucesso nesse mundo competitivo, explanou ele, “é ter talento, criatividade e manter-se atualizado”.

Sobre a nova geração, o expositor salientou que é crucial incorporar os jovens nesse mercado, mas não se pode abrir mão da experiência. “É necessário respeito pelo passado e visão de futuro.”

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Autor: Foto: Beatriz Arruda

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