sociais

logos

Cresce Brasil

MA

Diretoria toma posse e apresenta plano de ação

Ocorreu no dia 4 de junho último a posse da direção do Senge-MA, no Brisamar Hotel, num clima de união e de boas expectativas à gestão 2012/2015. A iniciativa foi prestigiada por autoridades como o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Pedro Fernandes Ribeiro, o deputado estadual José Carlos Nunes (PT) e o vereador José Joaquim Guimarães Ramos (PSDB). Compareceram ainda associados, profissionais da engenharia e representantes de diversas entidades. As propostas de campanha foram apresentadas como plano de ação da nova administração. Segundo o presidente da entidade, Berilo Macedo, destaca-se nesse programa a conquista do salário mínimo profissional; expansão do Senge no Maranhão, com a criação de delegacias regionais nas principais cidades; ampliação do número de associados; e fortalecimento das relações com as instituições de ensino. Durante a solenidade, mereceu elogios o bom trabalho realizado pela gestão encerrada este ano, que teve à frente a engenheira Maria Odinéa Melo Santos Ribeiro. Essa, por sua vez, enfatizou a importância do apoio recebido da FNE durante o seu mandato. O presidente da federação, Murilo Celso de Campos Pinheiro, renovou o compromisso de parceria com o Senge. “Com seu equilíbrio e conduta, vai trazer para nós a sua qualidade. Pode contar com a federação”. Ele também sublinhou a importância do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”: “Serve para apresentar propostas factíveis aos governos, discutindo as questões da sociedade. Temos a responsabilidade de formar mais profissionais, mas outra maior com a sociedade, discutir infraestrutura e desenvolvimento do Brasil.”

PA

Eleita nova diretoria da entidade

No dia 5 de junho último, foi eleita a diretoria do Senge-PA para o triênio 2012/2015, que estará sob o comando da presidente Eugênia Maria von Paumgartten. Integram a nova diretoria Manuel José Menezes Vieira e Nilson Barbosa de Sousa (1º e 2º vice-presidentes), Ricardo José Lopes Batista e Wilson Carvalho Silva (1º e 2º secretários), Geraldo Alonso Ferreira Rocha e Armando de Nazaré Dias Machado (1º e 2º tesoureiros) e os suplentes Francisco Sebastião Calado Fadul, Beatriz Ivone Costa Vasconcelos, Gilberto Oliveira von Grap de Souza, Ruth Helena Barbosa Trindade, Paulo Anderson Baima Amora, Gilson Afonso de Medeiros Lima e George Wilson Luceno Carvalho. No Conselho Fiscal estão Miguel Elias de Souza Neto, Celso da Penha Gibson e Edmilson Rayol Barros, como titulares, e Adalziro Antônio de Souza Duarte, Oberlander Barbosa Castro e Elias José Tuma Filho, como suplentes. São delegados representantes do sindicato na FNE Eugênia Paumgartten e Benedito Elias de Souza Filho e os suplentes Ipojucan Lopes Carvalho e Inês Maria Miranda Lobato Teixeira.

CE

Mobilização em defesa dos engenheiros da Cagece

Foi realizada no dia 18 de junho último manifestação em frente à Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) em defesa dos engenheiros terceirizados da empresa. Na ocasião, os diretores do Senge Ceará distribuíram camisetas e informativos do sindicato e do Crea-CE (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará), além de agendas com o Manual do Profissional e o jornal Engenheiro, publicado pela FNE. De acordo com a presidente do sindicato, Thereza Neumann Santos de Freitas, o objetivo foi fortalecer a luta desses profissionais por melhorias salariais. Segundo ela, além de descumprirem o piso, as firmas responsáveis pela contratação terceirizada pagam remunerações diversas a empregados com as mesmas funções. Na data, essas reivindicações foram levadas pelo Senge à Cagece em reunião com representantes da companhia.

SC

Lançada campanha pela valorização profissional

Em carta enviada às entidades profissionais e a seus filiados, o Senge-SC comunicou o lançamento no final do mês de maio da Campanha Aberta pela Valorização Profissional, com petição pública na internet. Segundo o secretário de Comunicação da entidade, Carlos Bastos Abraham, essa é a primeira ação no sentido de abrir vias de conversação com o setor público, marcadamente as prefeituras. “Com a colaboração de outras categorias, o passo seguinte será a divulgação do documento com as assinaturas em todo o País e, a partir disso, marcar audiências com as prefeituras, principalmente, para abrir caminho a políticas de valorização do engenheiro”, explica Abraham. Para ler e assinar a petição, acesse www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8832.

AL

Governador não cumpre promessa

O compromisso assumido pelo governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, de tomar as devidas providências para a implantação do realinhamento dos salários dos servidores estaduais de engenharia, arquitetura e agronomia não foi cumprido. A promessa ocorreu durante reunião no Palácio República dos Palmares com a diretoria do Senge-AL, no dia 4 de novembro último, que contou com a presença do vice-governador José Thomaz Nonô. “A entidade continua na luta e tem solicitado continuamente que seja agendada reunião com o Governo do Estado em busca do cumprimento do então acordado e prometido para o reconhecimento e a valorização desses profissionais”, enfatizou o presidente do sindicato, Disneys Pinto da Silva.

Jornal do Engenheiro, edição 122, Julho

Adicionar comentário


logoMobile