Imprimir

O presidente da FNE e do Sindicato dos Engenheiros do Estados de S. Paulo (Seesp), Murilo Pinheiro, foi o convidado desta semana do "Com Brasil Debate", programa do canal comunitário nacional, COMBrasilTV, conduzido pelo jornalista Fernando Mauro Trezza. 

Na entrevista, que foi ao ar pela emissora na quarta-feira (1º/10), com reprise na noite seguinte, Murilo falou sobre os desafios da engenharia nacional, que incluem investimentos em ciência, tecnologia e inovação. "Se queremos um Brasil cada vez mais forte, é preciso investir nos profissionais que querem estudar e pesquisar para que esses possam ficar aqui", alertou, chamando a atenção para a fuga de cérebros em curso atualmente. 

O programa abordou ainda temas como a necessidade de revitalização das áreas centrais das cidades brasileiras, especialmente São Paulo, as ameças e oportunidades representadas pelas sanções impostas ao Brasil pelos Estados Unidos e os prejuízos gerados pela Operação Lava Jato, que levou ao desmonte de grandes firmas nacionais de engenharia, antes altamente competitvas em nível global. "Se havia algo errado, tirasse a pessoa, não prejudicasse as empresas", ponderou Murilo. 

Na entrevista, ele também destacou as atividades promovidas pelo sindicato, em linha com o projeto "Cresce Brasil + Engeharia + Desenvolvimento" da FNE, buscando elaborar propostas a setores cruciais como a industrialização e o ensino de engenharia. 

=> Assista à programação da COMBrasil TV pelos canais 28, na Oi e Sky; 239 na Vivo e 53.2 na TV Digital.