Imprimir

Com o tema “Um Outro Mundo é Possível, Grisalho”, Porto Alegre encerra nesta sexta-feira o IX Fórum Social Mundial (FSM) da População  Idosa. Temático e multidiciplinar voltado ao envelhecimento ativo e saudável,  o evento promoveu, desde o dia 22, debates sociais, políticos e culturais, com oficinas, seminários, conferências, sessões de testemunhos, atividades culturais e plenárias deliberativas, com foco nas demandas da pessoa idosa.

A abertura foi feita com a leitura da  Carta do 8º Fórum Social Mundial da População Idosa, aprovada na edição de 2023. Com 25 itens, a carta demonstra uma preocupação com a criação e manutenção de políticas públicas voltadas à população idosa, destacando que, no Brasil e no mundo, o total de habitantes com mais de 60 anos vem crescendo a taxas consideráveis. Outra constatação é que, apesar de existir uma ampla legislação voltada aos direitos dos idosos, há pouca aplicação na prática.

O Fórum da População Idosa é organizado pelo Pró-Diversitas Brasil, pelo Instituto Amigos Fórum Social Mundial Porto Alegre, pelo Sindicato Nacional dos Aposentados e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O evento se insere no processo do Fórum Social Mundial cuja edição centralizada será realizada este ano em Kathmandu, Nepal, entre 15 e 19 de fevereiro.

Com informações da Asscom Sedes