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A mais nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), traz propostas à formação adequada dos engenheiros, que precisam estar aptos a resolver problemas complexos.

estudantes engenheirariaBaseado em nota técnica do professor José Roberto Cardoso, o capítulo sobre o tema defende que as escolas de engenharia incentivem a criatividade e o empreendedorismo, com projetos que desenvolvam a autonomia dos estudantes. Ainda majoritariamente masculina e branca, a engenharia também terá ganhos com a ampliação da diversidade, sendo, portanto, importante iniciativas que busquem a equidade de gênero e racial na profissão.

Entre os pontos principais, o documento destaca:

Hora de avançar

Intitulada “Hora de avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social”, a publicação aborda os temas ciência, tecnologia e inovação; reindustrialização; agropecuária; energia; habitação e desenvolvimento urbano; mobilidade; engenharia de manutenção; e ensino de engenharia.

O documento será lançado durante seminário no dia 6 de março, a partir das 8h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), na Rua Genebra, 25 – Bela Vista.

O projeto

Criado em 2006 pela FNE, o “Cresce Brasil” é o instrumento de elaboração e mobilização da entidade em prol do desenvolvimento nacional. Chegando agora à sua décima edição, o projeto vem discutindo aspectos diversos da situação socioeconômica nacional a partir da visão da engenharia. Entre os temas já abordados, estão a retomada das obras públicas paralisadas, resgate da indústria, cidades, regiões metropolitanas e Engenharia de Manutenção.

Comunicação FNE