Imprimir

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva divulgou na última semana a composição inicial de vários grupos de trabalho que cuidarão da passagem e re-orientação das estruturas, programas e políticas do Estado do atual governo para o novo. 

Centro Cultural Banco do BrasilEntre os vários grupos, a engenharia e personalidades da área da tecnologia estará presente. O mais representativo, até o momento, é o de Minas e Energia. Dos nove nomeados, quatro são engenheiros: Ikaro Chaves: Engenheiro Eletricista da Eletronorte e Diretor da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras; Magda Chambriend: Mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ e Engenheira Civil pela UFRJ é coordenadora de pesquisa na FGV Energia. Foi Diretoria da ANP em 2008 e a Diretoria Geral em 2012; Mauricio Tolmasquim: Engenheiro de produção pela UFRJ é professor titular da COPPE/UFRJ. Foi Secretário-Executivo e Ministro interino do Ministério de Minas e Energia no governo Lula e Presidente da Empresa de Planejamento Energético; Nelson Hubner: Engenheiro, atua na área de energia. Foi secretário executivo e ministro interino do Ministério de Minas e Energia. Foi, também, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica e presidente do conselho de administração da Light/SA.

No Grupo de trabalho para a pasta de Cidades, está José De Filipi Júnior: engenheiro, ex-deputado estadual e federal por SP e prefeito de Diadema. E para Desenvolvimento agrário, quem integra é Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref): engenheiro florestal, foi Professor Substituto da Universidade de Brasília em Educação do Campo, entre 2014-2015. Possui mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e assessor do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). 

Nádia Campeão, engenheira agrônoma, filiada ao Partido Comunista do Brasil, Vice-prefeita de São Paulo de 2013 a 2016 na gestão de Fernando Haddad. Integra o Grupo de transição do Esporte.  Em 2001, na gestão Marta Suplicy, ela foi secretária de esportes, oficializou a candidatura de São Paulo a Olímpiadas de 2012 em conjunto com o governo do estado na gestão de Geraldo Alckmin. 

Os trabalhos estão sendo realizados no Centro Cultural Banco do Brasil, no Distrito Federal. Nesta semana, a equipe de transição deve anunciar novos integrantes. Os grupos se constituem de assessores contratados, em número limitado por lei a 50 pessoas, e participantes convidados e voluntários.