Imprimir
Público-alvo são alunos egressos de cursos de graduação de engenharias, das áreas de TIC, ciências exatas e da terra.

grátuitaQuinze vagas estão sendo oferecidas para a primeira turma do curso MTA em Cibersegurança, uma iniciativa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em parceria com a empresa Lenovo. O curso de pós-graduação latu sensu será presencial, com conteúdo teórico e prático em laboratórios do IPT, e algumas atividades complementares oferecidas em material digital.
 
Nenhum ambiente digital pode ser considerado 100% seguro, principalmente se estiver conectado à Internet, que é um vetor natural de ataques devido ao alcance global da rede. Se o erro humano for somado a este contexto, o cenário torna-se mais complexo e perigoso para os negócios.

Para enfrentar este desafio em um cenário no qual a demanda do mercado é crescente por profissionais de cibersegurança, o IPT e a Lenovo decidiram oferecer o Master of Technological Administration (MTA) que, diferentemente de um MBA cujo foco está em administração de negócios, irá se concentrar em fortes aspectos tecnológicos para lidar com os desafios de cibersegurança no mundo digital.

O público alvo são alunos egressos de cursos de graduação das áreas de TIC, Ciências exatas e da terra, além de cursos de engenharias. Serão 10 vagas para bolsistas e cinco vagas para profissionais de mercado, a ser escolhida pelo candidato no momento da inscrição. Os bolsistas receberão uma bolsa de treinamento técnico para se dedicarem ao curso de modo integral, adquirindo experiência técnica em projetos de desenvolvimento reais no IPT.

"Além de cursarem as disciplinas gratuitamente, os alunos deverão se dedicar integralmente às pesquisas e à residência técnica designadas e orientadas pelos professores do programa", explica o pesquisador Alessandro Santiago dos Santos, da Unidade Tecnologias Digitais do IPT.

Os alunos profissionais serão ingressantes de mercado e não receberão bolsas, cursando as disciplinas também gratuitamente. Eles deverão ter anuência do empregador ao qual estão vinculados, permitindo a implantação de um projeto supervisionado de cibersegurança na empresa como parte de seu trabalho de conclusão de curso.

Os candidatos interessados irão participar de um processo seletivo com provas de português, inglês e raciocínio lógico. O início das aulas será em 23 de maio, com aulas de segunda a sexta-feira das 19h às 22h, e duração de 440 horas em 18 meses. Mestres e doutores, incluindo pesquisadores do IPT e profissionais de mercado, farão parte do corpo docente.

"A Lenovo é membro do IPT Open Experience, e este ecossistema de inovação do IPT acaba promovendo discussões e interações com as empresas no mesmo ambiente, gerando projetos de P&D e de capacitação como este", completa Santos.

Mais informações e as inscrições (até 2/5/2022) estão disponíveis na página de cursos de especialização em https://sapiens.ipt.br/index.html#
 
 

Rosângela Ribeiro Gil