Imprimir

Acessível de forma online, a exposição destaca diversos formatos visuais em que a ciência é o tema central

AquiSeja ampliando a compreensão do mundo ou desenvolvendo o senso estético, arte e ciência combinadas estão em diversas formas de comunicação. A exposição https://ww3.icb.usp.br/ext/cientistas-tambem-sao-artistas/', 'Cientistas também são artistas']);" target="_blank" style="box-sizing: border-box; background: transparent; color: rgb(66, 139, 202); text-decoration: none; margin: 10px 0px;">Cientistas também são artistas reúne uma série de exemplos do emprego da ciência nas artes e do uso da arte nas ciências. A iniciativa busca demonstrar como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de divulgação científica e como a ciência é capaz de “desenhar” a realidade.

Acessível de forma online, a exposição destaca diversos formatos visuais em que a ciência é o tema central. Entre elas, histórias em quadrinhos (HQs), tirinhas, ilustrações, pinturas e até esculturas. A experiência reúne produções de artistas reconhecidos, de pesquisadores e cientistas, bem como da comunidade ligada ao Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP – responsável pela exposição.

“A ciência é um processo, tal qual a evolução, em constante mudança, cujas descobertas são acumuladas ao longo do tempo, criando um arcabouço que se aproxima cada vez mais da explicação da realidade, gerando assim soluções e, muitas das vezes, questionamentos. Descobrir e divulgar esse aspecto tão importante da ciência pode ser feito pela arte”, descreve a apresentação da exposição virtual.

A mostra https://ww3.icb.usp.br/ext/cientistas-tambem-sao-artistas/', 'Cientistas também são artistas']);" target="_blank" style="box-sizing: border-box; background: transparent; color: rgb(66, 139, 202); text-decoration: none; margin: 10px 0px;">Cientistas também são artistas é uma das cinco exposições do Centro Expositivo Ciência e Arte, um projeto da Comissão de Cultura e Extensão do ICB. O objetivo é fornecer a toda a sociedade um olhar artístico para a ciência, demonstrando, através de qualquer forma de expressão, a beleza e a importância das atividades desenvolvidas na Universidade.

A iniciativa quer, ainda, apresentar ao público conceitos mais complexos que são tratados nas pesquisas científicas de forma amigável, tornando esses conceitos disponíveis a todos.

Confira a exposição completa clicando https://ww3.icb.usp.br/ext/cientistas-tambem-sao-artistas/', 'aqui']);" target="_blank" style="box-sizing: border-box; background: transparent; color: rgb(66, 139, 202); text-decoration: none; margin: 10px 0px;">aqui.
Saiba mais em: https://ww3.icb.usp.br/', 'https://ww3.icb.usp.br']);" target="_blank" style="box-sizing: border-box; background: transparent; color: rgb(66, 139, 202); text-decoration: none; margin: 10px 0px;">https://ww3.icb.usp.br

 

Jornal da USP