Imprimir

Ao longo dos anos o Cresce Brasil tratou de temas como PAC, Regiões Metropolitanas, Superação da Crise, Copa 2014, recuperação da Indústria, cidades, retomada da Engenharia Nacional e em 2019, a Engenharia de Manutenção, em resposta às sucessivas crises provocadas por episódios como o rompimento de barragens, queda de viadutos e prédios, entre outros. As inscrições gratuitas já estão abertas. Confira:

 
Acompanhe online pelo link

A etapa de 2019 do Projeto Cresce Brasil, que aborda a Engenharia de Manutenção, chega a Porto Alegre na tarde do próximo dia 28 de novembro, em um seminário no Auditório do Senge-RS, cujas inscrições já estão abertas.

Lançado em 2006 pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e os sindicatos a ela filiados, o projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento nasceu como uma contribuição da categoria a um plano nacional de desenvolvimento sustentável com inclusão social, fruto de debates realizados com milhares de profissionais em todo o País.

Com um crescimento econômico pífio desde os anos 80, o País enfrentava uma realidade nada animadora. A infraestrutura nacional era precária e não havia planejamento para o futuro, o que comprometia a existência de projetos e o investimento produtivo. Com isso, faltavam postos de trabalho e oportunidades, sobretudo para os jovens que saíam das escolas, inclusive e principalmente as de engenharia.

Convicta de que era não só necessário como possível mudar esse cenário, a FNE reuniu especialistas nas áreas consideradas cruciais ao desenvolvimento – energia, ciência e tecnologia, meio ambiente, recursos hídricos e saneamento, comunicações, transportes de cargas e coletivo e agricultura – e levou o debate às cinco regiões do Brasil, contando com a participação de milhares de profissionais. Depois, lançou, durante o VI Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), o manifesto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento, cuja proposta básica era a expansão econômica anual de 6%, elevando-se os investimentos para 25% do PIB (Produto Interno Bruto), com participação pública e privada, e alterando a política macroeconômica, reduzindo juros e facilitando o crédito.

Ao longo dos anos o Cresce Brasil tratou de temas como PAC, Regiões Metropolitanas, Superação da Crise, Copa 2014, recuperação da Indústria, cidades, retomada da Engenharia Nacional e em 2019, a Engenharia de Manutenção, em resposta às sucessivas crises provocadas a partir de episódios como o rompimento de barragens, queda de viadutos e prédios, entre outros.

Dirigido aos profissionais de Engenharia, Arquitetura, estudantes e colegas das demais profissões, o seminário do dia 28 de novembro propõe em sua programação abordagens técnicas relacionadas a inspeções prediais, pontes e viadutos, patologia das instalações elétricas como potencial risco para incêndios e segurança na elevação de cargas.

Entre os palestrantes, destaque para a participação do diretor de Apoio e Qualificação Profissional do SengeRS, engenheiro Gustavo Silva da Rocha, doutorando em Engenheira de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra – Portugal, que irá abordar “Identificação de patologias em instalações elétricas com potencial de causar incêndios”.

O evento é uma realização da Federação Nacional dos Engenheiros, do Senge-RS e demais sindicatos filiados à FNE e tem apoio da Mútua e da Crosby-Gunnebo.

Conheça a programação e inscreva-se hoje mesmo (vagas limitadas).

Data: 28/11/2019

13h às 19h

Auditório do SENGE

Av. Erico Verissimo, 960 – Porto Alegre


13h – Credenciamento

13h50 - Abertura

14h20 – Palestra

INSPEÇÃO DE PONTES E VIADUTOS: PRINCIPAIS ANOMALIAS E A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO.

Palestrante: Eng. Ciro José R. V. Araujo

Engenheiro civil, chefe da Seção de Engenharia de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

15h – Palestra

INSPEÇÃO PREDIAL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A ENGENHARIA

Palestrante: Prof. Luiz Capraro, Eng. Civil MSc

15h40 – Palestra

IDENTIFICAÇÃO DE PATOLOGIAS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COM POTENCIAL DE CAUSAR INCÊNDIOS

Palestrante Eng.Gustavo Silva da Rocha  

Doutorando em Engenharia de Segurança ao Incêndio (Universidade de Coimbra - Portugal)

16h20 – Palestra

SEGURANÇA NAS ATIVIDADES DE ELEVAÇÃO DE CARGA

Alexandre Nakashato

Gerente Nacional de Vendas e Instrutor da Crosby-Gunnebo

17h – Debate

18h Encerramento


Saiba mais sobre o Projeto Cresce Brasil

 

http://www.crescebrasil.org.br/index.php/conheca-o-projeto

Senge-RS