Imprimir

A palestra em Bauru neste sábado, 9 de novembro, mostrará imagens reais e recortes dos jornais da época, explicando como a participação do Brasil foi fundamental para provar que Einstein estava certo e que uma nova compreensão do Universo surgiria a partir daí

No próximo sábado, 9 de novembro, você está convidado para relembrar junto com o Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru alguns aspectos históricos e a relevância da Teoria da Relatividade de Einstein, que completa 100 anos em 2019!

E o que o Brasil tem a ver com isso? A palestra no Observatório mostrará imagens reais e recortes dos jornais da época, explicando como a participação do Brasil foi fundamental para provar que Einstein estava certo e que uma nova compreensão do Universo surgiria a partir daí.

Estes dados científicos foram formalmente apresentados em uma sessão solene da The Royal Astronomical Society em 6 de novembro de 1919. E em 9 de novembro de 2019, 100 anos depois, aqui no Observatório, o graduando em Física, Luiz Carlos Tannous Del Nero, ministrará a palestra intitulada “As crônicas de Einstein e o eclipse no Brasil”.

O Observatório também relembrará o “Carl Sagan Day”, mundialmente celebrado todo dia 9 de novembro, a fim de comemorar as importantes ações deste famoso divulgador da Astronomia. Teremos vários telescópios montados para as pessoas observarem gratuitamente a Lua crescente e os anéis do planeta Saturno ao vivo. Dentre os instrumentos, usaremos o maior telescópio newtoniano da região! Ofereceremos ainda atividades lúdicas infantis, sorteio de brindes e atividades de reconhecimento de constelações a olho nu (em caso de céu totalmente encoberto as observações serão suspendidas, mas as demais atividades ocorrerão normalmente).

O atendimento público é gratuito das 19h às 22h e não é necessário agendamento antecipado. O Observatório fica nas dependências do IPMet (“radar da Unesp”). Esperamos todos vocês!

Data: 09/11/2019

Horário: 19h às 22h

Local: Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”: Estrada Municipal José Sandrin, s/n – Chácaras Bauruenses (IPMet radar Unesp).

Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: http://facebook.com/obsbauru', 'facebook.com/obsbauru']);" target="_blank" style="box-sizing: border-box; background: transparent; color: rgb(66, 139, 202); text-decoration: none; margin: 10px 0px;">facebook.com/obsbauru | @obsbauru

Divulgação