Imprimir

A Federação Nacional dos Engenheiros foi homenageada nesta quarta-feira, em  cerimônia de abertura da Semana de Engenharia e Agronomia realizada no Crea-AC, como "entidade nacional de destaque em 2016 pela sua trajetória e atuação em prol do desenvolvimento da engenharia no Brasil e da valorização dos profissionais". 

Aberto pela  pela  presidente do Crea-AC,a engenheira Carminda Luzia da Silva Pinheiro., o evento dedicado à luta "Pelo fortalecimento e valorização do sistema profissional" se seguiu a uma série de atividades sobre o papel, desafios e propostas da engenharia para o Acre e o Brasil, dos quais participam o presidente da FNE,  Murilo Pinheiro,  o diretor-presidente da Mútua Paulo Guimarães, e da coordenadora do Núcleo Jovem Engenheiro da FNE e CNTU Marcellie Dessimoni Participaram ainda o representante do Confea, Claudio Calheiros,  a vice-governadora,  Nazaré Araujo, e  prefeito da capital Rio Branco,  Marcos Alexandre.

 

 

Em sua fala durante a homenagem, Murilo disse que o Acre deu exemplo para todo o brasil de que é possivel unir os profissionais e apontar, saída para crise. Devemos propor e contribuir com o nosso pais. Somente unidos poderemos caminhar através  das cabeças  pensantes impulsionando o desenvolvimento e crescimento da nação. É  preciso realizar, construir ações para enfrentar a crise!"

Na agenda da FNE com a engenharia do Acre, uma mesa-redonda foi realizada pelo Senge-AC, em que estiveram presentes o presidente da entidade, Sebastião Fonseca,  os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal, representantes  junto à FNE e delegados representantes do Senge-AC e da Coordenadora do Núcleo Jovem Senge/Ac a estudante de engenharia elétrica Taynara Bastos Trindade. Participaram ainda a presidente do Conselho Regional de Engenharia do Acre – CREA/AC a engenheira Carminda Luzia da Silva Pinheiro.

Em todos os momentos, houve destaque para a mobilização em torno do projeto Engenharia Unida, tema central da fala de Murilo, que apontou o papel da categoria no cenário da crise nacional, seu protagonismo na busca de caminhos e soluções para assegurar a retomada do desenvolvimento,  e fortalecimento do sistema e das instituições democráticas para a  preservação dos direitos trabalhistas. 

Engenharia Jovem ajudará Rio Branco

Outra atividade que mobilizou os engenheiros foi a visita ao prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre  e a entrega da Carta de Barra Bonita. A FNE e as entidades parceiras buscaram o  envolvimento do município no projeto Engenharia Unida, e trataram do apoio dos engenheiros a implementação de  projetos futuros para a cidade. O prefeito demonstrou entusiasmo pela proposta do Nucleo Jovem Engenheiro, de que os estudantes  e recém- formados participem de projetos da Prefeitura, com apoio e envolvimento das várias entidades ligadas à engenharia..

Entre as possibilidades tratadas está o interesse da Prefeitura na regulaçao fundiária, principalmente para alcançar as casas das famílias pobres beneficiárias do Bolsa Família, além de projetos sociais em que os jovens poderiam participar como estagiários voluntários. Marcelie explica a importância de uma iniciativa como essa parceria no Acre. "Os estudantes precisam de estágio, a cidade tem problemas a resolver que precisam de apoio". Pela proposta, conforme ela explica, a Prefeitura abre a possibilidade desse estágio e os estudantes, além de cumprirem obrigações acadêmicas na sua formação, já começam na profissão em contato com o lado social da engenharia.

 

Redação FNE, com informações de Marcelie Dessimoni e Sebastião Fonseca