Durante a abertura do 22° Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis (CBENC), realizada em Teresina (PI), na quarta-feira (16/11), o presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, ressaltou que a solução para a retomada do crescimento econômico no País passa por mais investimento na área tecnológica e que somente a Engenharia Unida poderá fortalecer o setor.
“Este momento delicado e preocupante por que passa o País mostra que os engenheiros e profissionais da área tecnológica querem discutir o crescimento e desenvolvimento. A proposta das soluções para sairmos deste momento passa certamente pela área tecnológica”, afirmou Pinheiro aos presentes.
O presidente da FNE, que representa 500 mil profissionais, disse, ainda, que para recolocar no mercado de trabalho 12 milhões de desempregados será preciso muito mais do que indignação.
“Temos que ter indignação, mas isso não basta. Temos que abrir o debate em todo o País, e a Engenharia Unida tem esse papel. Temos que dar o exemplo de trabalho e luta por um Brasil melhor”, completou.
Em seu pronunciamento, Murilo fez questão de deixar uma mensagem sobre a importância da união de todas as entidades que representam a engenharia para enfrentar o momento atual.
“Os engenheiros, de todas as regiões brasileiras, podem ter certeza que a Federação Nacional dos Engenheiros estará presente em todos os movimentos que busquem o fortalecimento da engenharia e a valorização dos profissionais. Com o projeto Engenharia Unida, vislumbramos a necessidade de unirmos forças para encontrarmos soluções para a retomada do crescimento, a geração de emprego e a valorização da nossa categoria", pontuou.
A mesa de abertura também contou com os presidentes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PI), Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, do Senge-PI, Antônio Florentino Filho, e da Associação Brasileira de Engenheiros Civis, Francisco Ladaga.
Presidentes de Creas de diversos estados brasileiros também prestigiaram o evento, que segue até esta sexta-feira (18/11) e tem como tema "Engenharia Civil: desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável".
Comunicação FNE, com informações de Léo Tôrres