Imprimir

Da esquerda para a direita: Caio Atila Sena – presidente do Centro Acadêmico; Luiz Oswaldo Aranha – representante de Furnas Centrais Elétricas; Professor Luiz Francisco Maia – chefe do Departamento de Meteorologia; Rômulo da Silveira Paz – Presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia; Elizabeth Faria Souza – Presidente da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel); Carlos Monte – Representante da FNE; e Ricardo Nascimento – diretor da ABEE.O coordenador técnico do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, da FNE, engenheiro Carlos Monte, representa a entidade no evento EletroMet, uma iniciativa conjunta dos professores e alunos do Departamento de Meteorologia do Instituto de Geociências (Igeo), do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A atividade, com início quinta-feira (13/10) e término sexta-feira (14), está sendo realizada em auditório do Centro e conta com o apoio das associações Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) e dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro.

O representante da FNE, no período da tarde do primeiro dia do evento, falou sobre o projeto “Cresce Brasil”, as atividades da federação e dos seus sindicatos filiados, do movimento Engenharia Unida e da criação do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec). Monte observa que um dos assuntos que mais interessaram aos presentes são as aplicações da meteorologia no setor elétrico, em especial na implantação de usinas renováveis eólicas e solares.

A FNE se fez presente também, ainda conforme Monte, na exposição paralela ao evento, atendendo ao público presente - cerca de 100 participantes - e distribuindo material atinente aos temas abordados na palestra.

História

Em 1967, os Departamentos de Meteorologia, Geografia e Geologia da UFRJ se juntaram para fundar o Instituto de Geociências (IGEO). Em 2009, o Departamento de Meteorologia iniciou as atividades de seu Programa de Pós-graduação em Meteorologia (PPGM-IGEO-UFRJ) oferecendo o curso de Mestrado em Meteorologia, stricto senso, aprovado pela Capes-MEC. Nesta sexta-feira, 14 de outubro, comemora-se o Dia do Meteorologista.

*Confira a programação da EletroMet

 

Rosângela Ribeiro Gil
Comunicação Seesp