Imprimir

Entidades comemoram, nesta quarta-feira, 12 o Dia do Engenheiro Agrônomo, com atividades públicas, lançamentos e homenagens. 

A profissão foi regulamentada pelo decreto 23.196 de 12 de outubro de 1933, pelo então Presidente Getúlio Vargas, e tornou-se fundamental para as atividades ligadas às ciências agrárias, à agricultura, à pecuária e ao meio ambiente. Em homenagem aos profissionais, o engenheiro José Flávio Barreto de Melo, presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Ceará (AEAC), membro da Academia Cearense de Engenharia publicou artigo no Jornal O Povo Online, considerando o agrônomo "o grande responsável pela produção de alimentos de origem animal e vegetal, contextualizada no respeito ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida".

A Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (Aease) anunciou que fará doações de mudas frutíferas e de essências florestais, nessa quarta-feira (12) a partir das 8h30, no cruzamento do semáforo da Avenida Beira Mar, em frente à Associação.

Haverá distribuição gratuita de mudas frutíferas (laranja, acerola, manga, pitanga, goiabada, entre outras) e de essências florestais destinadas à recomposição de bosques, matas, florestas. “A ideia com a distribuição de mudas é envolver e despertar a consciência ambiental da população para a importância de preservar o ambiente”, afirmou o presidente da Aease, o agrônomo Fernando Andrade.

As comemorações em homenagem ao Dia do Agrônomo prosseguem com palestra gratuita no dia 14 (sexta-feira) às 19h30 no auditório da Aease sobre Crise do Estado Brasileiro - Pacto Federativo Economista, com o professor Marcelo Luiz Curado, da Universidade Federal do Paraná.  Às 21h será assinado o Convênio Termo de Cooperação entre a Aease e UFS. Em seguida será entregue a Comenda ao engenheiro agrônomo do ano e ao estudante do curso de agronomia respectivamente. Logo após acontecerá o lançamento do Livro Crônicas do Rio Real, do agrônomo Manoel Moacir Costa Macedo, seguida de  coquetel de confraternização.

A Associação de Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (Assea), por meio da sua diretoria e de sua presidente, Rosângela Pazzeto, promoveu no final de semana, entres dias 06 a 09 de outubro, em São Joaquim, o 36º Encontro dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense. Na manhã de quinta-feira (07), foi servido um café reforçado chamado de café tropeiro para o participantes da 9ª Agrocavalgada, recepcionados na fazenda Cambará antes do tradicional plantio da árvore que se repete ano após ano entre os Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense.

O Dia do Engenharia Agrônomo também deverá ser marcado por homenagens dos Sindicatos dos Engenheiros durante a semana comemorativa, que termina dia 15 de outubro.

 

FNE