Imprimir

Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Ceará

RS

Murilo Pinheiro participa do CBENC e visita Crea
Porto Alegre (RS) sediou a 23ª edição do Congresso Brasileiro de Engenharia Civil (CBENC) de 19 a 21 de julho último, reunindo profissionais de todo o País para debater temas importantes à categoria, o mercado de trabalho e a engenharia. A realização foi da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), com apoio da FNE, do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul (Senge-RS), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS), da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais desse órgão, além do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). Na ocasião, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, destacou o movimento “Engenharia Unida”, iniciativa que busca mobilizar esforços para a superação do momento crítico atravessado pelo País e pela própria engenharia, visando a retomada do desenvolvimento econômico e a valorização profissional. O objetivo é promover a coalizão entre engenheiros e demais profissionais da área tecnológica, por meio dos sindicatos, associações representativas, conselhos profissionais, universidades, empresas e entidades patronais. Representando o Senge-RS, Alexandre Wollmann enfatizou a relevância do tema do congresso: técnica e desenvolvimento para o contexto em que o País se encontra. “A engenharia é a propulsora das soluções para os grandes problemas que nós estamos enfrentando. O sindicato se faz sempre presente nos debates que dizem respeito ao futuro da engenharia brasileira”, destacou.
Aproveitando a estada em Porto Alegre, Murilo reuniu-se com o presidente do Crea-RS, Mélvis Barrios Júnior, acompanhado pelos diretores do Senge Tadeu Rodriguez, Alexandre Wollmann, José Azambuja, Diego Oliz, Luiz Alberto Schreiner e Gustavo Silva da Rocha. Na pauta, mobilização permanente da FNE pela valorização profissional e defesa da engenharia como caminho à retomada do crescimento do País.

MA
Entidade aproxima os jovens engenheiros
O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA) e a FNE visam aproximar a juventude das entidades. Assim, buscam estar juntos aos acadêmicos da engenharia e estudantes de escolas públicas e privadas em prol da valorização profissional e de discussões pertinentes ao desenvolvimento da sociedade. O coordenador do Núcleo Jovem Engenheiro, Felipe Raposo, estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), afirma que o sindicato, que tem à frente o presidente Berilo Macedo, participa de eventos feitos por universitários ou apoiados por eles, como palestras ou minicursos, e ainda patrocina algumas iniciativas. “Os alunos já têm um olhar aprofundado do que é o Senge e isso é uma coisa muito boa, tendo em vista que não tinham uma visão ampla da entidade”, diz Raposo. Segundo Berilo Macedo, o núcleo, projeto idea­lizado pela FNE e adotado no estado, recebe assistência e acompanhamento da entidade para que os educandos e recém-formados disponham de espaço qualificado para discutirem os desafios do ingresso no mercado de trabalho, seus direitos, responsabilidades como trabalhadores, profissionais qualificados e cidadãos e questões vitais da sociedade pertinentes à engenharia. Destacam-se, ainda, eventos que recebem incentivos do Senge, como Semana da Engenharia da UFMA, Encontro Regional de Estudantes da Engenharia Civil e I Maratona de Engenharia do Pitágoras.

PI
Governo rejeita R$ 60 milhões para o saneamento
O Governo do Piauí recorreu de decisão da juíza federal Marina Rocha Cavalcanti, da 5ª Vara Federal. Essa determinava a retomada do termo de compromisso n° 0224.287-88, firmado com o Ministério das Cidades para ampliar a cobertura de esgotamento sanitário da capital dos atuais 21% para cerca de 56%. A decisão beneficiaria os teresinenses com a disponibilização de cerca de R$ 60 milhões para construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto que falta para finalizar a rede de saneamento da zona sul da capital. Contudo, o Governo do Estado ingressou com Agravo de Instrumento contra a decisão. “É algo surpreendente, a Justiça manda a União retomar um convênio para finalizar uma obra muito importante e o governador entra na Justiça para que isso não aconteça”, lamenta o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí (Senge-PI), Antonio Florentino Filho.

CE
Centro Vocacional Tecnológico
Em breve, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) – projeto desenvolvido pela gestão anterior e agora prestes a ser finalizado – oferecerá cursos aos profissionais e à comunidade. Até o final de agosto, o Senge deve dispor do material necessário para o início das atividades, que ocorrerão sob coordenação da vice-presidente da entidade, Thereza Neumann Santos de Freitas.

DF
Eleição da diretoria para o triênio 2017-2020
O pleito para membros da diretoria na gestão 2017-2020 do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal (Senge-DF), assim como do conselho fiscal da entidade e dos representantes junto à FNE, ocorrerá no próximo dia 24 de agosto. A votação será realizada na sede do sindicato, na EQS 102/103, bloco A, sala 1, 2º pavimento, no Centro Empresarial São Francisco, das 8h às 19h, ininterruptamente. Confira o Regimento Eleitoral em https://goo.gl/fT6hdM.

Câmara lança frente parlamentar
Com foco no incentivo à retomada da atividade na construção civil, foi lançada na Câmara Legislativa do Distrito Federal a Frente Parlamentar de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento do Distrito Federal, no dia 29 de junho último. É a quinta Casa Legislativa da Federação a instituir uma frente como essa. A sua presidente, deputada Celina Leão (PPS), destacou a importância da construção civil à economia do DF. “É para Brasília o que a indústria é para São Paulo”, comparou. O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil local, Luiz Carlos Botelho Ferreira, saudou a iniciativa da Câmara. Participaram ainda representantes dos conselhos Federal e Regionais de Engenharia e Agronomia, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados. Apoiadora da iniciativa em todo o Brasil, a FNE também prestigiou a sessão e foi representada pelo seu presidente, Murilo Pinheiro, que destacou o papel fundamental das frentes parlamentares para a retomada do desenvolvimento.