Imprimir

Ceará, Mato Grosso, Piaui, Amapá, Goiás e Mato Grosso do Sul

CE

Nova diretoria será escolhida em fevereiro

Destacando-se como uma das entidades com mais representatividade na história do sindicalismo cearense, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE), fundado há 76 anos, prepara-se para iniciar o processo eleitoral para escolha da diretoria que ficará à frente da entidade no período 2019-2021. O pleito deverá ocorrer em fevereiro, em data a ser definida. O sindicato continuará defendendo interesses das categorias que representa – engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologistas –, visando a valorização dos profissionais. Para participar da votação, é preciso ser sócio do sindicato há pelo menos seis meses e estar em dia com a anuidade. A posse acontecerá no dia do aniversário do Senge, em 30 de março. “Tendo em vista a retirada da contribuição sindical, que se tornou opcional, o sindicato terá que buscar soluções, ideias e iniciativas para manter sua saúde financeira. O futuro dirigente deverá buscar inovação para alavancar novos horizontes em prol da sustentabilidade e investir no Centro Vocacional Tecnológico (CVT)”, afirma a diretora Teodora Ximenes.  

MT

Atendendo em novo endereço

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT) mudou de endereço e agora está funcionando na Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), na cidade de Várzea Grande. O endereço é Rua Presidente Epitácio Pessoa, 20, no Bairro Ipase. O telefone é (65) 3324-0443.

PI

Senge contesta decisão a favor de demissões na Eletrobras

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) derrubou a liminar que determinava readmissão de 28 empregados desligados pela Equatorial Energia, que assumiu a distribuidora antes pertencente à Eletrobras no Piauí.  Para o TRT, a companhia não praticou demissão em massa, ao contrário do que havia entendido a juíza da 1ª Vara do Trabalho de Teresina, Thania Maria Bastos.  Diante de tal decisão, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Piauí (Senge-PI), Antonio Florentino Filho, afirma que outras esferas judiciais serão provocadas para reverter a medida e impedir nova onda de dispensas. “Os trabalhadores estão em risco, e a privatização da distribuidora de energia do Piauí começou a massacrá-los”, destaca.

AP

Reforma trabalhista em debate

Para Elias Corrêa dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amapá (Senge-AP), a tarefa colocada aos sindicatos de trabalhadores hoje é buscar formas de superar as dificuldades trazidas pela reforma trabalhista implementada em novembro de 2017 por meio da Lei 13.467. Na avaliação do dirigente, nesse sentido, é positiva  discussão promovida no evento SindiMais, realizado em 23 de novembro último, em São Paulo.  “As lideranças presentes recomendaram ampla reformulação no atual modelo sindical ainda em atividade no Brasil”, relata ele. Para Santos, surgiram propostas inovadoras de abertura de novos negócios para custear as atividades sindicais frente a uma “reforma controversa, com resultados altamente negativos para todos os trabalhadores brasileiros”.  Na sua opinião, “mais do que nunca, as categorias devem se unir e fortalecer suas entidades”.

GO

Ação do MPF contra conselhos é considerada improcedente

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Goiás (Senge-GO) e a FNE, atuando como amicus curiae  do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), obtiveram vitória contra o Ministério Público Federal. Esse órgão, por meio de Ação Civil Pública, pretendia impedir que o Crea-GO permitisse aos engenheiros o exercício de atividades como a elaboração de projetos. O MPF pleiteava ainda que o Confea e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) emitissem norma conjunta para eliminar os conflitos em relação às atribuições dos respectivos profissionais, notadamente os gerados pela Resolução 51/2013 editada pelo CAU. Em decisão de 10 de outubro de 2018, o juiz da 3ª Vara da Justiça Federal, Leo­nardo Buissa Freitas, julgou improcedente a imposição feita ao Crea-GO e extinguiu sem resolução o processo relativo aos conselhos federais.

MS

Eleita equipe para gestão 2019-2021

Ocorreu no dia 20 de novembro último o pleito para a nova diretoria do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Mato Grosso do Sul (Senge-MS), que reelegeu o engenheiro civil Jean Saliba para seguir no comando da entidade no período de 2019-
-2021. Compõem a equipe ainda os diretores Mucio José Teixeira e Mário Sérgio Cardoso (1º e 2º vice-presidentes respectivamente); Edir Soares da Cunha e José Antônio Canuto (1° e 2° secretários); e Julio da Cas Netto e Andréa Simioli Monteiro (1° e 2° tesoureiros), além de Leandro Thomé Gomes, Jorge Tadeu Mastela e Almeida, Maria da Glória V. Lorenzzetti, Mauro Alves Chaves, Hamilton Rondon Flandoli, Murillo Barbosa e Willian Zimi Ortega Padilha. No Conselho Fiscal estão Elizeu José Scariot, Orestes Jorge Correa e Arthur Chinzarian (titulares) e Edson Kiyoshi Shimabukuro, Francisco Torres Marines e Alexandre F. Borges (suplentes). Além desses, foram escolhidos como representantes junto à FNE Arthur Chinzarian, Jean Saliba (titulares), Mario Sergio Cardoso e Mucio José R. Teixeira (suplentes). O mandato terá início em 22 de fevereiro de 2019.