Imprimir

Neste mês de agosto, a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas recebe a nova diretoria encabeçada pelo presidente Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, reeleito em 3 de julho último e que ficará à frente da instituição no período 2018-2021.

O dirigente assume o segundo mandato com balanço positivo do trabalho já realizado: “Chegamos ao final desse ciclo com grandes conquistas e avanços, como o fortalecimento e a ampliação do TecnoPrev, o plano de previdência complementar, que segue em crescimento, tanto em números de participantes quanto de recursos portados e dos índices de rentabilidade”, salienta a liderança.

Ele coloca igualmente em destaque a constitucionalidade reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fonte de custeio dos serviços reembolsáveis da Mútua. “Também criamos o Programa de Inclusão da Mútua, o PIM, que apoia associados e familiares com deficiência física ou intelectual, prestando serviços e facilitando o acesso a equipamentos e tratamentos. Em 2017, tivemos o primeiro sócio atendido pelo programa”, exalta o engenheiro.

Para a nova gestão, outros projetos importantes, segundo Guimarães, serão concluídos, como o Auxílio Bolsa de Estudos, para filhos de associados e estudantes carentes que estejam cursando alguma das graduações reconhecidas pelo Sistema Confea/Creas. E elenca as prioridades do seu programa de reeleição: “São os eixos principais os benefícios, o relacionamento com os associados, saúde, previdência, gestão e interação com o Sistema.” Nesses tópicos, o presidente afirma que estão ações que ele acredita serem “possíveis e essenciais para que a Mútua, os associados, os profissionais em geral e o Sistema sejam fortalecidos e ainda mais beneficiados”.

História e utilização

A origem da Mútua se deu pelas iniciativas do engenheiro sanitarista Saturnino de Brito Filho, que nas décadas de 1960 e 1970, já desenvolvia projeto semelhante aos profissionais do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. A instituição é composta hoje por 128 mil sócios, sendo 78 mil contribuintes, 27 caixas, uma em cada capital do País, um posto de atendimento em Campina Grande (PB) e a sede, em Brasília.

Todos os profissionais que possuem registro junto aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) – engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geógrafos, geólogos e tecnólogos dessas áreas – podem se associar à Mútua, preenchendo um cadastro online e optando por uma das três categorias disponíveis. A cobertura plena é a de sócio contribuinte. Esse tem direito a todos os benefícios reembolsáveis, que funcionam como empréstimo, e também sociais, além dos convênios de descontos extensivos aos dependentes (parentes de primeiro grau).

É necessário pagar anuidade de filiação, valor que funciona como fundo de reserva da instituição. Em 2018 os novos associados que se inscrevem pagam o valor promocional de R$ 50,00. Para a utilização dos benefícios reembolsáveis e sociais há a carência de 12 meses.

Já na modalidade de sócio corporativo, não há taxa de inscrição ou anuidade, porém o beneficiado terá acesso apenas aos convênios de descontos. Para esse plano, a renovação é anual, e o engenheiro precisa comprovar o recolhimento da ART no exercício anterior (últimos 12 meses da renovação do contrato), por declaração pessoal ou documento oficial do Crea.

A terceira modalidade é a institucional, pois os benefícios são estendidos aos funcionários do Sistema Confea/Crea/Mútua. Em ambas, os profissionais dispõem do Plano de Saúde Mútua e do TecnoPrev, cujos valores e pagamentos são de responsabilidade do associado.

Para Guimarães, associar-se é investir no desenvolvimento profissional e pessoal. “Com o apoio da Mútua, são inúmeras as oportunidades de crescimento na carreira e segurança para os profissionais e suas famílias”, ele define. Ao se inscrever como associado contribuinte, o profissional terá automaticamente uma conta no TecnoPrev, em que poderá fazer contribuições adicionais para sua aposentadoria. Mantendo as anuidades em dia, parte do valor é revertida ao associado em benefícios extensivos aos dependentes, que são amparados pela cobertura do pecúlio por morte e do auxílio funeral.

De caráter social, a Mútua oferece ajuda de custo temporária ao associado em estado de necessidade. Já entre os reembolsáveis, são 17 tipos de benefícios direcionados a investimentos em educação e especialização, saúde, criação de novos produtos, processos e serviços, instalação de sistemas de energias renováveis, lazer e aquisição de bens e imóveis, entre outros segmentos. No “Saúde Mútua”, o associado pode optar entre diversas operadoras de convênio médico em parceria com a instituição, que apresentam preços diferenciados.

Aos associados e dependentes que possuam alguma deficiência física ou intelectual é oferecido o PIM, destacado por Guimarães. O “mutualista” ainda conta com um clube de vantagens, usufruindo de descontos e promoções em produtos e serviços de marcas variadas, além de parcerias com lojas virtuais e físicas.

Para mais informações: www.mutua.com.br, 0800 61 0003 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.