Imprimir

Nesta edição, Engenheiro coloca em pauta questões essenciais ao conjunto da sociedade que serão objeto de luta e muito debate. Em matéria de capa, a imperativa necessidade de se preservar a Petrobras, principal empresa nacional, recuperar a indústria do gás e petróleo e proteger a engenharia brasileira. Tais preocupações estão na agenda da FNE, do movimento “Engenharia Unida” e foram objeto de importante reunião realizada em 23 de janeiro em São Paulo, contando também com a participação de representantes do setor produtivo.

No campo dos direitos sociais, tramitam no Congresso propostas de reforma da Previdência Social e de mudança na legislação trabalhista. Conforme demonstram especialistas nos respectivos temas, ambas são desnecessárias e prejudiciais à população. Em entrevista,
a vice-presidente da Associação Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Apafisp), Margarida Lopes de Araújo, põe por terra o mito de déficit nas contas das aposentadorias. Ouvidos pela reportagem, juristas, economistas e sindicalistas criticam a intenção de precarização do trabalho expressa no Projeto de Lei 6.787.

Em C&T, o amplo programa de pós-graduação lançado pelo Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), que oferece aos profissionais qualificação de alto nível pensada para atender demandas atuais do mercado. Entre os cursos, Engenharia de Segurança com foco na agricultura e Gestão de Energia.

Mais as atividades dos sindicatos em todo o País.

Boa leitura.