Imprimir

GO

Pré-candidatos de Goiânia recebem “Cresce Brasil – Cidades”

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Goiás (Senge-GO), Gerson Tertuliano, também diretor-regional Centro-Oeste da FNE, aproveitou o encontro com os pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia para entregar a eles a publicação do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento – Cidades”. Receberam o documento Vanderlan Cardoso (PSB), Delegado Waldir Soares (PR), Adriana Accorsi (PT), Francisco Júnior (PSD), Luiz Bittencourt (PTB) e Iris Rezende Machado (PMDB). O evento aconteceu em 1º de agosto último, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia. A iniciativa, lançada em 2006 pela federação, tornou-se instrumento de mobilização dos engenheiros em prol do desenvolvimento nacional e vem sendo atualizada e aprimorada. Neste ano de eleições municipais volta-se à discussão sobre a qualidade de vida nas cidades e o desenvolvimento local. O objetivo é fazer um diagnóstico dos problemas comuns às médias e grandes cidades brasileiras pertinentes à engenharia e propor soluções factíveis. Lançado em junho último, no Rio de Janeiro, o “Cresce Brasil – Cidades” foi produzido com a colaboração de especialistas e profissionais de todo o País que participaram das discussões promovidas pela FNE e está sendo apresentado aos candidatos a Prefeito e à sociedade. Contém notas técnicas sobre finanças municipais, parcerias público-privadas (PPPs), habitação, engenharia pública, transportes e mobilidade urbana, saneamento, iluminação e internet públicas. O trabalho está disponível em www.crescebrasil.org.br.

SC

A engenharia e a Internet das Coisas

A Internet das Coisas, que transformou a maneira de a humanidade se relacionar entre si e com as máquinas e agilizou processos em todas as áreas da engenharia, foi tema da palestra realizada em Florianópolis, no dia 15 de agosto, pelo engenheiro eletricista e professor da Universidade de São Paulo Marcelo Zuffo. O evento no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) contou com cerca de 200 pessoas e encerrou o ciclo de atividades promovido pelo Diário Catarinense com parceria e apoio da FNE e do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Santa Catarina (Senge-SC), que integra as discussões do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”. Conforme Zuffo explanou durante sua conferência, o Brasil é o terceiro maior consumidor de tecnologia do mundo. No entanto, essa dinâmica não é acompanhada por pesquisa e desenvolvimento no País. “Nós perdemos a capacidade de pensar no futuro. Precisamos mudar isso”, afirmou. Para o professor, a engenharia precisa ir muito além da indústria, terá que entrar na área da linguística e da psicologia. Para o presidente do Senge, Fábio Ritzmann, “no momento de instabilidade econômica, social e política, o tema é oportuno, um estímulo para se buscar novas soluções, e isso passa pela tecnologia”. Ele destacou que a palestra mostrou que a internet não se limita aos computadores e aponta para um avanço tecnológico do qual a engenharia brasileira deve participar como protagonista. O dirigente defendeu ainda que tenha internet pública, “para facilitar o acesso à tecnologia para pessoas de baixa renda”. O evento contou ainda com a participação do presidente da FNE, Murilo Pinheiro, que enfatizou a fundamental atuação dos profissionais da engenharia para que haja desenvolvimento socioeconômico e também científico e tecnológico. Ele lembrou que essa é uma das premissas do movimento “Engenharia Unida”. Também debateram o tema André Pierre Mattei, diretor do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados; Otávio Ferrari Filho, diretor da Associação de Usuários de Informática e Telecomunicações (Sucesu-SC), e Victor Rocha Pusch, diretor da empresa SensorWeb.

CE

Espírito olímpico na atuação do Senge

“As Olimpíadas terminaram deixando nos brasileiros um misto de orgulho, alegria, saudade, realizações e a sensação de dever cumprido. O Brasil saiu com o sentimento de uma grande conquista, não de medalhas, sendo a maior vitória mostrar ao mundo como se faz algo simples e engenhoso.” A opinião é de Maria Helena Araújo, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE). Segundo observou ela, todas as profissões tecnológicas estiveram presentes nos jogos, na feitura e montagem dos espaços e aparelhos dos diversos locais olímpicos e seu entorno; nos espetáculos de abertura e encerramento; na mobilidade e transporte – dois grandes desafios a serem superados. “Demonstrou que, mesmo com simplicidade, a tecnologia nacional é forte. Não deixou nada a desejar, o espetáculo foi do tamanho do Brasil e do coração e do calor humano de seu povo”, afirmou Araújo. “É isso que se quer transmitir no sindicato, entusiasmo, garra, compromisso, realização – esse espírito que contagiou os brasileiros nesses dias que queremos transmitir aos profissionais do Ceará. Propondo à sociedade coisas novas, que é possível vencer os desafios”, completou. Para tanto, a presidente do Senge avalia ser necessário dispor de uma sede apta a receber os profissionais confortavelmente. “Uma das metas principais do sindicato é o encontro de gerações, com troca de conhecimento, experiência e compartilhamento de saberes que possibilitarão surgir ideias para o País, bem como propor aos gestores municipais projetos desenvolvimentistas e, ao mesmo tempo, mostrar capacidade de executá-los a baixo custo, com compromisso e seriedade”, explanou.  Por conta disso, informou ela, a meta é entregar aos profissionais e à sociedade, no dia 11 de dezembro próximo, novos espaços com múltiplas possibilidades de utilização.

MA

Entidade acompanha obra de duplicação da BR-135

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura do Maranhão (Dnit-MA), Gerardo de Freitas Fernandes, em reunião com o presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge-MA), Berilo Macedo, e os diretores Ivanilde Soares, Irandi Marques, Maria Odinéa Ribeiro e Jorge Gondim, explanou sobre o status da obra de duplicação da BR-135 (MA), no trecho Estiva-Bacabeira. Ficou acordado na ocasião que o sindicato acompanhará a execução do projeto e o Dnit fornecerá relatório mensal e cronograma físico sobre o seu andamento, além de permitir acesso da equipe de engenheiros da entidade ao local das obras. A empreitada teve início em setembro de 2012 e sofreu alterações no cronograma do empreendimento, motivadas, principalmente, por cortes de verbas federais e pelos intensos períodos de chuva. A obra propiciará melhoria do tráfego, aumento da segurança dos usuários da rodovia e redução do tempo de percurso, trazendo benefícios econômicos para o estado.