Imprimir

Nesta edição, Engenheiro traz como matéria de capa o prosseguimento do movimento Engenharia Unida, que propõe a articulação organizada dos profissionais do setor tecnológico em defesa do desenvolvimento nacional.  Após ser lançada em 28 de março em São Paulo, a iniciativa foi objeto de uma plenária no dia seguinte e vem sendo discutida em todo o Brasil.

Ainda na pauta, a importante participação dos engenheiros no processo da conferência das cidades. Neste ano, ocorrem as etapas municipais e estaduais que elegerão delegados ao encontro nacional agendado para junho de 2017.

Em entrevista, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio, fala sobre as perspectivas da luta dos trabalhadores no contexto da crise política e recessão econômica. A ordem é preservar empregos e direitos.

Em C&T, duas ameaças aos usuários da internet. A primeira são as mudanças no Marco Civil da Internet (MCI) sugeridas pelo relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre crimes cibernéticos. Conforme especialistas e representantes da sociedade, a pretexto de combater delitos, pode-se ferir regras valiosas como a liberdade de expressão e a neutralidade da rede. A segunda é a proposta feita pelas operadoras de limitar o tráfego de dados na internet fixa de banda larga.

E mais as iniciativas e atividades dos Senges em todo o Brasil.

Boa leitura.