sociais

logos

Cresce Brasil

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Caixa Econômica Federal assinaram dia 11 às 17h um acordo com o objetivo de acompanhar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas do Rio.

O objetivo do Pacto pela Cidadania, de acordo com a diretora do Ibase, Dulce Pandolfi, é aproximar, mobilizar e criar parcerias entre representantes da sociedade civil e do governo. Segundo ela, a proposta é que as obras do PAC nas favelas cariocas funcionem como fator de inclusão social e beneficiem a cidade como um todo.

"Nós sabemos que o Rio de Janeiro é uma cidade que tem dois mundos que não se comunicam ou que se comunicam, mas na base da ausência de direitos, da violência. Então a idéia é que as pessoas se comprometam com propostas de construir uma cidade mais humana, justa e solidária."

O projeto prevê a criação de um Fórum da Cidadania no Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, área que está recebendo cerca de R$ 328,3 milhões em investimentos do PAC.

Também será realizada uma pesquisa qualitativa coordenada pelo Ibase para avaliar como os cerca de 39 mil moradores do complexo, que engloba 14 diferentes comunidades, vêem e percebem as obras que devem terminar em meados do ano que vem, como garantiu o ministro das cidades, Márcio Fortes, em entrevista à Rádio Nacional, na semana passada.

A diretora do Ibase disse que a expectativa é fazer com que a experiência se repita em outras regiões da cidade que estão sendo beneficiadas pelas obras do PAC como a Rocinha, o Complexo do Alemão e Cantagalo/Pavão-Pavãozinho.

(Flávia Villela, ABr)

Adicionar comentário


logoMobile