Imprimir

Os encontros acontecerão nos dias 24 a 27 de agosto, das 18h30 às 21h30, e no dia 28 de agosto, das 9h às 12h. A capacitação será realizada de forma virtual, pela plataforma Zoom, e será ministrada por consultores do SEBRAE. Inscreva-se!

AçãoEstão abertas as inscrições para a segunda edição do Bootcamp Empreendedorismo em Ação, mais uma iniciativa do Programa Engenheiro Empreendedor do SENGE em parceria com o SEBRAE-RS. Os encontros acontecerão nos dias 24 a 27 de agosto, das 18h30 às 21h30, e no dia 28 de agosto, das 9h às 12h. A capacitação será realizada de forma virtual, pela plataforma Zoom, e será ministrada por consultores do SEBRAE.  

O investimento para sócios do SENGE é R$ 135 reais e para os demais profissionais, o valor é de R$ 205,00.

Confira o programa:   

Dia 24 e agosto (18h30 às 21h30):

Mindset empreendedor (Modelo Mental do Empreendedor)
Apresenta uma nova forma de enxergar empreendedorismo, como iniciar projetos baseados em propósitos e modelos inovadores para empreender. 

Cliente e Mercado
Ensina como adotar a perspectiva do cliente, por meio da empatia e técnicas de entrevista, observação, segmentação e construção de personas (comportamentos padrão) 

Dia 25 de agosto (18h30 às 21h30): 

Problema e Solução
Mapeia oportunidades do mercado e ensina como validar problemas com clientes reais para atuar na busca de soluções. 

Dia 26 de agosto (18h30 às 21h30): 

Prototipagem e MVP
Apresenta as diversas formas de construir experimentos para produtos e serviços e o conceito de MVP (Mínimo Produto Viável) como estratégia para materializar ideias e obter feedback dos clientes. 

Dia 27 de agosto (18h30 às 21h30): 

Canais, Vendas e Modelos Financeiros
Aborda ferramentas para selecionar e priorizar os principais canais de distribuição e comunicação (físicos e digitais), estratégias de vendas e como mapear a estrutura de custos e fluxo de receitas do negócio. 

Dia 28 de agosto (sábado das 9h às 12h) 

Lean Canvas, Storytelling e Pitch 
Introduz ferramentas novas, baseado em métodos ágeis que visam organizar modelos de negócios, bem como técnicas para apresentar e despertar o interesse dos clientes ou investidores. 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER


A primeira edição do Bootcamp foi realizada em formato piloto entre os dias 12 a 15 de abril, atraindo cerca de 30 profissionais de diversas áreas da Engenharia e de diversas regiões do Rio Grande do Sul. A iniciativa preparou o terreno para o webinar de lançamento do Programa Engenheiro Empreendedor, ação que consolida um dos pilares prioritários da gestão do SENGE, tendo em vista não apenas a latente demanda da categoria, mas também o volume e o ritmo das transformações tecnológicas, sociais e nas comunicações. 

O programa é um projeto transversal entre diversos produtos e serviços já oferecidos pelo Sindicato, com a ampliação e foco no engenheiro empreendedor, agregando capacitação, networking, disponibilização de ferramentas de gestão e de um ambiente de referência para consultorias e projetos.  

Inspire-se nos depoimentos dos participantes do primeiro Bootcamp e inscreva-se hoje mesmo! 

 

Rodrigo Ferreira do Nascimento

Engenheiro de Controle e Automação e Engenheiro de Segurança do Trabalho
Nascimento Solar Sistemas de Energia - Energia Solar Fotovoltaica

" Confesso que me surpreendi positivamente ao tomar conhecimento que o SENGE-RS estava disponibilizando um treinamento intensivo sobre empreendedorismo. Após participar, posso afirmar que minhas expectativas foram superadas. Os temas abordados foram extremamente relevantes e atuais; a dinâmica utilizada contou com ferramentas digitais inovadoras que despertavam o interesse e interação dos profissionais participantes. Com certeza este treinamento criou novos horizontes e possibilidades na minha trajetória de empreendedor no setor de energia solar fotovoltaica, além de contribuir para minha transição de carreira profissional. Parabenizo o SENGE-RS pela iniciativa de criar o Programa Engenheiro Empreendedor. Isso demonstra que nosso sindicato está conectado com as transformações do universo trabalhista e econômico da atualidade".

 

Daiane Padilha 

Arquiteta e Urbanista  

“Participar Bootcamp foi sair da zona de conforto onde conheci novas ferramentas e estratégias para melhorar o desenvolvimento do meu escritório. Em 12 horas, foi possível identificar novas formas de ofertar meus serviços de arquitetura. Houve insights sobre como identificar e alcançar o meu público-alvo, como explorar canais de vendas entre outros assuntos interessantes.  As noites foram intensas, o conteúdo riquíssimo, a metodologia criativa, inovadora e os instrutores bastante dinâmicos. Gratidão pela oportunidade ímpar de crescimento profissional”. 

 

Sabrina A. Spier

Engenheira Química e de Segurança do Trabalho
Sócia da 3 PS Engenharia SS Ltda
Consultoria em Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente para a Sustentabilidade Corporativa

"Quando li a divulgação do SENGE sobre o Bootcamp não pensei duas vezes. Fiz a inscrição imediatamente! Sou empreendedora buscando polimento das práticas e, como há diversas ações a desenvolver, um direcionamento qualificado é muito importante.  O Bootcamp proporcionou imersão, trocas, network, visão ampliada de um negócio e em especial, aguçou e aprimorou a identificação de oportunidades.  Já tinha ideias para o negócio; a lista de insights aumentou mais ainda.  Destaco também o uso de metodologias ativas para potencializar o ensino-aprendizado no Bootcamp, inovação que pode ser utilizada pelos empreendedores. Vejo o SENGE-RS como formador de comunidades de mesmos interesses, e que nesse ínterim pode fomentá-las quanto ao desenvolvimento mútuo, contribuindo para novos negócios e melhoria da sociedade em que estamos inseridos.

 

Piero Maier Ereno

Engenheiro Eletricista
Santa Maria/RS

"O treinamento foi muito proveitoso e abrangente. A dinâmica da exposição foi descontraída e tornou mais leve a absorção da ampla diversidade de assuntos abordados. Considero importantíssimo que organizações como os sindicatos se preocupem com a formação plural, moderna e empreendedora de seus associados visando contribuir com o propósito global de tornar o mundo mais sustentável. Para mim, o Bootcamp também representou um convite para sair da zona de conforto e buscar uma nova jornada de aprendizado e realização pessoal, dadas as circunstâncias e possibilidades do momento que estamos vivenciando. Pretendo, em breve, iniciar um negócio próprio na área de eficiência energética e espero que oportunidades e treinamentos complementares surjam desta iniciativa valorosa do SENGE-RS."

 

Ana Carolina Borges

Instrutora do SEBRAE-RS

“Foi um grande prazer conduzir a primeira turma do Bootcamp Online Empreendedorismo em Ação e contribuir com o Programa Engenheiro Empreendedor do SENGE-RS. A cada dia, percebemos a transversalidade do tema empreendedorismo, que não se limita a apenas "abrir um novo CNPJ". Empreender tem relação com mentalidade, protagonismo, capacidade de planejamento e adaptabilidade. Vejo com muito entusiasmo este tipo de iniciativa junto aos profissionais da Engenharia, pois reforça o empreendedorismo como uma nova e promissora opção de carreira. Espero vê-los novamente em breve!”

 

Sindicato dos Engenheiros