sociais

logos

Cresce Brasil

A Internet contemporânea é a Internet dos gigantes digitais corporativos e a mídia pública é geralmente direcionada por governos. No entanto, alternativas são possíveis e necessárias e urgentes. Em 2040, por pressões da sociedade, uma nova estrutura de governança radical da rede já terá assegurado uma mídia pública independente de quaisquer influências de governos e interesses comerciais. Utopia?

ApoieomanifestoUm manifesto lançado grupo de pesquisadores e profissionais baseado principalmente na Europa e que já conta com mais de 600 assinaturas de apoio em todos os continentes, antevê para 2040 uma Internet que fortaleça a democracia com a transformação de veículos públicos de comunicação em plataformas públicas de Internet, que ajudem a promover oportunidades e igualdade na sociedade. O texto pede a criação das bases jurídicas, promoção e organizacionais para tais plataformas.

Essa mídia pública de um futuro próximo deverá financiada de forma sustentável e com base em uma taxa de licenciamento aceita pelos cidadãos. O uso dos recursos pela Internet pública terá de ser amplamente documentado, avaliado, controlado publicamente e transparente para o público.

Em direção ao que é preciso transformar em duas décadas para afirmar que Outro mundo midiático é possível, o Manifesto pela mídia pública e pela internet pública apresenta uma reflexão sobre o cenário atual, defende o papel dos veículos públicos de comunicação e, principalmente, faz um chamado pela criação de uma Internet pública, que atualize esta função diante dos riscos que a democracia enfrenta hoje.

A ABCPública traduziu o documento para o português o documento disponibilizado para quem desejar conhecer, assinar, divulgar e discutir seu conteúdo e os caminhos para uma comunicação pública e democrática..
Link para o manifesto em português: https://abcpublica.org.br/apoie-o-manifesto-pela-midia-publica-e-pela-internet-publica/
Link para o original em inglês e lista de apoiadores: https://www.dropbox.com/s/cwn32clftbp5who/Public%20Service%20Media%20and%20Public%20Service%20Internet%20Manifesto.pdf
Link para assinar o manifesto: https://docs.google.com/forms/d/1Mxb1yKT7S0lzC6ftfpXj3HTbiH6R6D-m6s5hkf50tyY/viewform?edit_requested=true#responses

Arqui.media

Adicionar comentário


logoMobile