Imprimir

Na data em que se comemora o Dia do Jornalista e o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, ocorre a cerimônia do Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança. O prêmio foi concebido em julho de 2016 por iniciativa conjunta da Agência Sindical, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e da OBORÉ para homenagear o jornalista Audálio Dantas.

Com seu falecimento, em 2018, o troféu passa a receber o seu nome para que seja referência e estímulo às novas gerações de jornalistas, radialistas e de toda a gente da imprensa.

Este ano, três grandes nomes do jornalismo brasileiro serão agraciados com o ‘Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança’. São eles Mara Régia di Perna, Luis Nassif e Jamil Chade. A cerimônia será às 7 da noite, em ambiente remoto, e poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube da OBORÉ.

A jornalista Vanira Kunc, companheira de Audálio de toda uma vida, explica que, ao longo de 2 meses, consultas a jornalistas, radialistas, artistas e estudantes apontaram para esses três nomes que devem ser referência e estímulo para as novas gerações. São pessoas que dedicaram suas vidas à defesa da Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão.

O troféu foi concebido em julho de 2016 por iniciativa conjunta da Agência Sindical, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e da OBORÉ para homenagear Audálio Dantas. Com seu falecimento, em 2018, o troféu passa a receber o seu nome para servir de referência e estímulo para novas gerações de jornalistas, radialistas, de toda a gente da imprensa. Em 2020, a peça foi entregue a Patrícia Campos Mello, em cerimônia virtual. Começava assim uma tradição.

Fruto do talentoso trabalho do artista plástico Roger Mátua, a obra foi criada a partir de uma ilustração da Laerte para a 1ª edição do Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro, da OBORÉ. A tradicional imagem de São Jorge enfrentando o dragão foi ressignificada pelo traço da artista: ao invés de lança, o santo empunha um microfone, e em seu capacete está uma câmera.

A edição 2021 do Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança contou com a curadoria da OBORÉ e a participação ativa e criativa de estudantes e professores do Projeto Repórter do Futuro, da equipe Rádio Brasil Atual, do Instituto Vladimir Herzog e dos Centros Acadêmicos Benevides Paixão (PUC-SP) e Vladimir Herzog (Cásper Líbero).