Imprimir

calixtoÉ com imenso pesar que a FNE e seus sindicatos filiados recebem a notícia da partida do companheiro José Calixto Ramos, presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e uma liderança histórica da luta dos trabalhadores. Em plena atividade aos 92 anos, Calixto foi lamentavelmente mais uma vítima da covid-19 e faleceu na noite de ontem (3/2).

Referência para o sindicalismo brasileiro, o dirigente esteve engajado nas lutas unitárias das centrais sindicais desde sempre e seguia atuante neste momento de enfrentamento da pandemia, em defesa da saúde pública e da vacina para todos e de combate ao desemprego e à pobreza.

“Calixto foi um aliado valoroso dos engenheiros em diversas batalhas, inclusive na nossa luta por organização numa entidade que nos representasse adequadamente, o que culminou na criação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU)”, lembra Murilo Pinheiro, presidente da FNE. “Ele parte, mas deixa legado fundamental ao País e muitas lições a todos nós que militamos por democracia e justiça social”, completa.