sociais

logos

Cresce Brasil

entrevista ikaroA Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), de propriedade da Isolux, empresa espanhola que agora foi assumida pela Gemini Energy, não tem condições mínimas de operar o fornecimento de energia no estado e deveria ter a concessão cassada, defende Ikaro Chaves, engenheiro eletricista da Eletronorte e presidente da Associação dos Engenheiros e Técnicos do Sistema Eletrobras (Aesel). Segundo ele, é necessária uma intervenção pública na subestação Macapá, onde ocorreu o incêndio que mergulhou o Amapá no escuro, para avaliar e corrigir falhas.

O engenheiro participou em 17 de novembro de uma live do Portal Vermelho em que comentou a situação do sistema elétrico do Amapá e o drama dos amapaenses, que completaram hoje 16 dias com problemas no fornecimento de energia elétrica. No momento, o sistema está funcionando com 80% da carga e é feito um sistema de rodízio, o que só foi possível graças ao socorro da Eletrobras.

“A primeira coisa que o Ministério de Minas e Energia falou é que, se houve um sinistro, que essa empresa vá lá e recomponha. A empresa falou ‘Eu não tenho condições de recompor’, simples assim. As equipes da Eletronorte [subsidiária da Eletrobras] foram rapidamente mobilizadas, com apoio das Forças Armadas, e meus colegas conseguiram colocar pelo menos um transformador em operação, o que amenizou a situação, mas vamos lembrar que eles [moradores do Amapá] ficaram cinco dias sem energia nenhuma”, afirmou Chaves.

Segundo ele, para que fosse possível chegar à carga de 80% disponível hoje, os técnicos também colocaram em funcionamento uma máquina extra da usina hidrelétrica de Coracy Nunes, do grupo Eletrobras, que estava parada para manutenção. No entanto, a situação só deve se normalizar mesmo com a chegada de um transformador substituto de Laranjal do Jari, no sul do estado.

Suspeita de baixa qualidade de equipamentos

O engenheiro narrou os detalhes do incêndio que deixou 13 dos 16 municípios amapaenses no escuro e afirmou que a tese corrente entre os técnicos (não oficial, pois ainda não existem pareceres conclusivos das autoridades sobre as causas do acidente) é de que a baixa qualidade e falta de manutenção dos equipamentos da LMTE estão por trás do fogo.

Uma perícia preliminar da Polícia Civil do Amapá indicou que o incêndio que atingiu a subestação Macapá foi causado pelo superaquecimento de uma bucha. Bucha é o nome dado ao equipamento que faz a conexão entre a linha de transmissão e o transformador.

Mesmo que um raio tivesse atingido a linha de transmissão, hipótese informada pelo governo estadual do Amapá, mas descartada no laudo preliminar da Polícia Civil, Ikaro Chaves afirma que esta seria uma ocorrência relativamente normal e seria estranho causar um dano dessa proporção.

“A gente não pode afirmar com certeza, porque está sendo feito relatório de perturbação pelo ONS [Operador Nacional do Sistema] e pelos órgãos oficiais. Mas os relatos da população são que estava chovendo, caiu raio. Não no transformador, mas na linha [de transmissão]. Isso é normal. Raio cai o tempo todo. Existe sistema de proteção contra descarga atmosférica. [A hipótese é que] os sistemas funcionaram e uma pequena sobrecorrente na linha foi capaz de danificar o equipamento chamado bucha. Esse equipamento era ruim, não suportou essa corrente, aí veio a falhar”, comentou.

Segundo ele, além do problema com a bucha, outro evento estranho foi a explosão de um dos dois transformadores em operação. “Um deles sozinho não é capaz de atender toda a carga do estado, então os dois estavam funcionando ao mesmo tempo. Quando veio essa descarga, provavelmente danificou a bucha dos dois transformadores e os dois saíram [de funcionamento]. Só que um deles chegou a explodir, o que é inusitado. Transformador não foi feito para explodir, é muito raro acontecer”, comenta. O engenheiro relata ainda que uma análise do transformador que não explodiu detectou um nível elevado de acetileno, que é um gás altamente inflamável.

“O que deve ter acontecido, na nossa opinião, é falha do equipamento e falha de manutenção, porque se houvesse manutenção correta os técnicos teriam identificado essa fragilidade. É uma estação nova, tem pouco mais de cinco anos de funcionamento”, acrescenta.

Empresa que venceu leilão estava falida

A subestação de Macapá foi construída pela LMTE. Por trás desta empresa está a Isolux, empresa espanhola que venceu um leilão em 2008, ao apresentar o projeto com o custo mais baixo para construção e operação da linha. Falida, a Isolux foi assumida no início deste ano pela Gemini Energy, que, segundo Ikaro Chaves, é controlada por fundos de investimentos.

“Ninguém sabe nem quem é o dono daquilo. São empresas que não têm experiência no setor elétrico e tratam como se fosse um negócio qualquer”, afirma.

O engenheiro diz esperar que o ocorrido leve o governo federal a tomar providências. “É preciso cassar a concessão dessa empresa urgentemente. É uma empresa que não tem como fazer a gestão dos equipamentos dela, não tem equipe para atuar. Se esses equipamentos já estão defeituosos, certamente vai ter outros defeituosos ali. É preciso que uma empresa pública assuma, faça auditoria completa de tudo que precisa ser feito, trocado ali. Isso é urgente”, defendeu.

Chaves afirmou ainda que o drama do Amapá reforça a necessidade de enterrar “definitivamente” o projeto de privatização da Eletrobras. “Espero que a privatização da Eletrobras seja definitivamente enterrada e que, pelo contrário, ela seja fortalecida. A Eletrobras está sendo sucateada por esse governo. A Eletronorte e outras do grupo Eletrobras estão demitindo trabalhadores. Esses trabalhadores que estão no Amapá estão em lista de demissão, para serem demitidos em janeiro”.

Confira o bate-papo na íntegra:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PCdoB

Adicionar comentário


logoMobile