sociais

logos

Cresce Brasil

o povo brasileiroEstá no ar, pelo canal do Centro de Memória Trabalhista no youtube, o curso "A Formação do Povo Brasileiro", baseado na obra do professor Darcy Ribeiro. Um dos maiores intelectuais brasileiros, Darcy teve a ousadia de decifrar a alma do povo brasileiro, tendo sua obra alcançado o ápice no livro "O Povo Brasileiro", pilar fundamental do curso, que é uma produção da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), com apoio da Fundação Leonel Brizola - Alberto Parqualini.

A progração foi organizada em 18 aulas ou módulos, iniciando por "Matriz Tupi", até o encerramento em "Um Novo Gênero Humano, a Nova Roma de Darcy Ribeiro".

A cada semana é lançado um novo módulo, na segunda-feira (16) foi ao ar o quarto módulo "Enfrentamento de mundos". Mas é possível assistir as aulas anteriores.

Clique nos links para participar:

Módulo 1

Módulo 2

Módulo 3

Módulo 4

Para obter certificado basta se inscrever: www.ulb.org.br

 

Programação completa

1. Matriz Tupi
Nesta primeira aula vamos conhecer a cultura indígena, sua fé e seus costumes.
Darcy Ribeiro apresenta a primeira matriz da formação do Brasil e debate a sua desconstrução.

2. Matriz Lusitana
Portugal, uma das nações mais antigas do mundo, nesta aula aqui veremos as influências dos diversos povos que construíram a nação portuguesa e sua disposição de ser a nova cruzada.

3. Matriz Africana
Na matriz africana encontraremos as influências que ajudaram a construir o Brasil, enquanto nação, com as origens da sua desconstrução étnica e a perversidade da escravidão.

4. Enfrentamento dos mundos
As três matrizes que compõem a formação do povo Brasileiro originam o começo da miscigenação em nosso país e a geração de conflitos entre suas culturas e visões de mundo, dentre elas a fé. Nasce a luta de classes em nosso país.

5. Gestação Étnica
A desconstrução étnica das três matrizes formadoras dá lugar a um “povo ninguém”, uma vez que ele não é mais índio, não é mais europeu e não é mais africano.

6. As Guerras no Brasil
Diferentemente do que é dito, aqui houve muita resistência, muita luta e nossa formação enquanto um novo gênero humano foi lavado em de sangue índio, sangue europeu e sangue africano.

7.O Processo Civilizatório
A implantação de um processo civilizatório em meio às desconstruções étnicas, e a visão de catequese da metrópole.

8. A formação da classe dominante
Darcy Ribeiro dizia: “O Brasil tem uma classe dominante ranzinza, azeda, medíocre e cobiçosa que não deixa o país ir para a frente.”

9. Assimilação e Segregação
Nosso processo de assimilar os preceitos impostos e nossa raiz segregacional que impõem nossas seculares diferenças sociais.

10. Classe, cor e preconceito
As raízes da formação de nossas classes sociais segregadas pela cor e pelo preconceito.

11. Urbanização Caótica
A substituição da senzala pelas periferias, e da casa grande pelos condomínios fechados; a falta de planejamento de nossas cidades e o apartheid social.

12. Ordem Versus Progresso
A ordem social sagrada imutável e o progresso como privilégio à classe dominante

13. Brasil Crioulo
O Brasil miscigenado, a cultura do engenho açucareiro, suas contribuições e suas características.

14. Brasil Caboclo
O Brasil miscigenado, a cultura e os ensinamentos dos povos da floresta, a exploração da borracha e suas contribuições na formação do Brasil.

15. Brasil Sertanejo
O Brasil miscigenado, um povo sincrético, a cultura do sertão, o drama da seca, as características do cangaço, do vaqueiro e suas contribuições em nossa formação.

16. Brasil Caipira
O Brasil miscigenado, o povo interiorano, a vida simples, os bandeirantes e a exploração e expansão da sua cultura, e suas contribuições em nossa formação.

17. Brasil Sulino
O Brasil miscigenado, o homem fronteiriço, a riqueza imigratória, suas estâncias e lutas e as contribuições em nossa formação.

18. Um novo gênero humano, a Nova Roma de Darcy Ribeiro
A reflexão da grande pergunta de Darcy Ribeiro latente no livro “O povo brasileiro”.
Por que o Brasil não deu certo?

AEPET

 

Adicionar comentário


logoMobile