Imprimir

sbpc 700x394O terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência começa nesta terça-feira e a programação científica está disponível para consulta. As atividades serão realizadas de 3 a 7 de novembro e contarão com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento. Serão ao todo 19 sessões, sendo seis conferências, quatro painéis, oito mesas-redondas e a cerimônia de entrega do IX Prêmio de Fotografia – Ciência & Arte, edição 2019, promovido desde 2011 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).

A SBPC promoverá quatro conferências e quatro painéis dentro da programação científica deste ciclo. Entre os temas das conferências, estão o “Paradoxo da igualdade: gênero, raça e democracia”, a “Formação de professores para a era da informação e das tecnologias digitais”, a “Literatura e ciência” e a “Inteligência artificial e engenharias”. Os painéis abordarão os seguintes tópicos: “A Política ambiental no Brasil”, “Meio de comunicação e democracia no Brasil”, “Comunidade Quilombola de Alcântara e o Acordo de Salvaguarda Tecnológica: desinformação e riscos” e “Modelos alternativos de desenvolvimento econômico para o País”.

As sociedades científicas afiliadas trazem para a programação de novembro oito mesas-redondas e duas conferências. “Insalubridade, periculosidade e radiações ionizantes: realidade e percepção” (SBBN) e “Bioeconomia: um futuro para a Amazônia?” (SBFgnosia), serão temas das conferências. Entre as mesas-redondas, as discussões incluem “Docência e formação: retrocessos legais, avanços conservadores” (Anped), “Imunologia e metabolismo e sua interação na fisiologia sistêmica” (SBImunologia), “Psicolinguístico educacional: Interfaces entre processamento e ensino da linguagem” (Abralin), e “A expansão do ensino superior no Nordeste: desenvolvimento regional e população” (Abep/Anpur).

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC conta com Sessão de Pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades, e a SBPC Cultural, que encerra todos os dias as atividades científicas com apresentações artísticas, como música e teatro, sempre às 19h30.

WEBMinicursos: atenção aos prazos!

Os interessados em participar dos WEBMinicursos do terceiro ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC tem até esta quinta-feira, dia 5, para se inscreverem.

A programação conta com atividades como, por exemplo, “Mapeamento de serviços ecossistêmicos”; “Plastinação: ensino, pesquisa e extensão”; “Aplicações da energia nuclear na saúde”; “Laboratório forense: as substâncias e o crime”; “Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos na educação”; e “Estratégias publicitárias: inovação (e renovação) no digital”.

Os WEBMinicursos também serão ofertados todos os meses, com assuntos de diversas áreas do conhecimento. Os interessados poderão se inscrever em até três minicursos por ciclo.

Mais informações no site do evento.

Jornal da Ciência