Imprimir

plasticofantasticoEstá no ar no YouTube o vídeo “Plástico Fantástico – Mostra Virtual de Experimentos de Química”. Apresentado pelo professor Alfredo Luis Mateus (COLTEC-UFMG), o vídeo substitui, nesse ano de pandemia, a tradicional atividade SBQ na Escola, realizada com sucesso nas Reuniões Anuais desde 2015, quando recebeu aproximadamente 1,5 mil alunos da rede pública de Águas de Lindoia e região para um show de experimentos. A Mostra faz parte da programação de outubro da SBPC Jovem, da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O vídeo tem duração aproximada de 20 minutos e reúne uma série de experimentos de caráter “mágico” que podem ser reproduzidos em casa ou em salas de aula virtuais. Participam demonstrando experimentos os professores Luciano Emerich Faria (Universidade Newton Paiva) e Márlon Soares (UFG), secretário adjunto da SBQ.

“Pensamos em algumas coisas divertidas como a água que desaparece ou o portal transdimensional, que são formas de despertar a curiosidade nos adolescentes. E juntamos com um experimento interessante – esse não dá para fazer em casa – que identifica se uma sacola é biodegradável ou não”, conta o professor Mateus. “Acredito que o vídeo será muito útil para professores do ensino médio de todo o país.” O vídeo foi produzido com ajuda dos familiares dos professores e editado por Mateus.

“Plástico Fantástico” é a primeira iniciativa de um nascente grupo de trabalho de Divulgação Científica dentro da SBQ. Além dos professores Mateus e Márlon, integram este grupo a professora Claudia Rezende (UFRJ), conselheira da SBQ e Guilherme Marson (USP).

RASBQ VIRTUAL – A conferência de abertura da 43ª Reunião Anual da SBQ “Como preparar professores em cenários disruptivos?”, do professor Mozart Neves Ramos (UFPE), foi realizada na manhã da última segunda-feira, para mais de 450 participantes.

“Foi uma excelente e esclarecedora conferência, o que era esperado, pois o Prof. Mozart é hoje uma das pessoas que mais conhece a situação da educação no Brasil”, avalia o professor Romeu Cardozo Rocha Filho (UFSCar), presidente da SBQ. “Além disso, ele tem propostas claras de como agir para mudar para melhor a situação preocupante em que nos encontramos.”

Em sua visão, a mensagem principal deixada por Mozart foi sobre “O enorme desafio que temos pela frente: melhorar significativamente a educação das novas gerações, diminuindo a evasão escolar e aumentando a qualidade do ensino. Só assim teremos um país mais desenvolvido, equitativo e inclusivo”.

O secretário-geral da SBQ, Fernando de Carvalho da Silva (UFF) destacou a grande quantidade de retorno positivo dos participantes. “Foram muitas mensagens de elogio à qualidade da conferência. Acredito que a SBQ conseguiu realizar uma excelente reunião anual, mesmo que virtual”, declara.

Mostra Virtual de Experimentos de Química

SBQ