A Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), que representa mais de 500 mil profissionais em todo o País, com seus 18 sindicatos estaduais, vem acompanhando os encaminhamentos das eleições do Sistema Confea/Crea/Mútua, no corrente ano.

Inicialmente, gostaríamos de nos manifestar em relação ao momento pelo qual o mundo passa com a epidemia da Covid-19, que afeta a cada cidadão brasileiro. Somos favoráveis à posição de diversos candidatos ao Confea e aos Creas e Mútuas Regionais para o adiamento do calendário eleitoral, uma vez que as campanhas precisaram ser praticamente cessadas e, ainda, o próprio dia da votação se mostra muito próximo e com sério risco de não poder ser cumprido.

Destacamos também a possibilidade de eleições por meio da internet, que já deveria ter sido adotada pelo principal conselho da área tecnológica, pleito de muitos anos para otimizar recursos e ampliar o processo eleitoral, hoje tão restrito, visto o número ínfimo de profissionais que vão presencialmente às urnas.

Dito isso, temos refletido muito ao longo dos tempos sobre o papel do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais na vida dos profissionais da engenharia. E o que temos visto nem sempre nos agrada, pois os vícios e, ainda, as vaidades e até mesmo o egoísmo, têm se mostrado constantes nos projetos e ações.

Consideramos que o tempo de mudanças se faz urgente, e não podemos nos apequenar, pois somos muitos e temos a credibilidade e legitimidade em nossas bases construídas e fortalecidas com um trabalho amplo, dedicado, sério e democrático.

Em cada Estado, no qual a FNE está presente, os Sindicatos têm apoiado candidatos que se alinham aos ideais coletivos da defesa dos engenheiros, da valorização e qualificação profissional, da retomada do protagonismo da engenharia nacional e da engenharia unida.

Tendo conhecimento das propostas dos senhores candidatos a Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), vimos manifestar o apoio da FNE ao candidato Paulo Guimarães, que estreitou laços e compromissos de lealdade com a nossa Federação, em especial nos últimos anos, com a seriedade e transparência em buscar soluções conjuntas aos grandes desafios de um Sistema que necessita de mudanças imediatas. O apoio irrestrito ao importante projeto Cresce Brasil +Engenharia +Desenvolvimento é um exemplo concreto de tal parceria e alinhamento aos objetivos da FNE.

O Confea muda ou acaba, essa é a síntese do cenário atual, tendo em vista os ataques que os Conselhos vêm sofrendo por parte de muitos que preconizam sua  sua extinção. A inércia que hoje vemos não será capaz de nos levar a um novo patamar que se faz necessário.

Em meio ao caos, sempre há luz e oportunidades. Aproveitar o momento de reflexão, pelo qual estamos passando, pode ser fundamental na hora da escolha de nossos representantes.

Trazemos hoje uma palavra de força. Colegas Profissionais, sejamos firmes em nossos propósitos e escolhas. Temos o poder de mudar o que quisermos, sem nos amarrarmos a autoritarismos e inconstâncias que apenas atrapalham a representatividade de milhões de profissionais da área tecnológica do Brasil. Estamos juntos.

Murilo Pinheiro
Presidente da FNE