Imprimir

 

Morreu na madrugada desta quinta-feira (19/3), em São Paulo (SP), João Antonio Felício, ex-presidende da Confederação Sindical Internacional (CSI), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O velório está ocorrendo desde as 10h no Cemitério do Araçá e seu sepultamento será às 16h no mesmo local.

Murilo e FelícioFormado em Desenho e Plástica, Educação Artística e História da Arte pela Fundação Educacional de Bauru, Felício começou a lecionar como professor de Desenho na capital paulista, na rede oficial de ensino estadual, onde permaneceu até se aposentar.

A FNE lamenta a perda de João Felício, importante liderança, fundamental na luta dos trabalhadores brasileiros e na construção de entidades fortes. “Era um grande companheiro, capaz, generoso e leal. Foi sempre um parceiro dos nossos sindicatos. Fará muita falta”, ressalta o presidente do sindicato, Murilo Pinheiro.

Em 2014, ele concedeu uma entrevista ao Jornal do Engenheiro, programa de televisão do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, quando falou sobre o planejamento para sua gestão como presidente recém-empossado da CSI e analisou o panorama da economia mundial à época, como o aumento da concentração da riqueza no topo da pirâmide social e da pobreza em outra ponta. 

Pesar
Diversos amigos e colegas de militância estão manifestando nas redes sociais a perda do dirigente. "Hoje partiu este guerreiro, um grande lutador. Incansável, lutou bravamente em toda a sua vida. Contudo, o câncer no pâncreas lhe tirou a vida e hoje está em outra dimensão. Neste momento de tamanha dificuldade em que nos encontramos, sua história e seu legado de compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras nos impulsiona a seguir firmes na luta até o fim. João Antonio Felício, presente sempre", declarou Rosane Bertotti, dirigente da CUT.

João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também lamentou a morte de Felício: "Foi com tristeza que nós, do MST,  recebemos a notícia (...). Fica nosso reconhecimento e gratidão pela sua dedicação na luta em defesa da educação; o sindicalismo fica menor sem JoãoFelício.".

Foto - João Felício e Murilo Pinheiro na TV do Seesp. 

Nota com informações do Seesp, Revista Fórum, e redes sociais.