sociais

logos

Cresce Brasil

Em diversas cidades, as mulheres levantaram suas bandeiras por igualdade de direitos, críticas ao governo e cobrança de justiça para Marielle Franco

 

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por atos e marchas em diversas capitais brasileiras. Grande tema dos protesto, a luta contra a violência e o feminicídio estiveram presentes em todos os atos, assim como críticas ao desmonte de direitos trabalhistas e previdenciários e a lembrança dos dois anos da morte de Marielle. Em São Paulo (SP), mesmo debaixo de chuva, 50 mil pessoas, de acordo com a organização, se reuniram na avenida Paulista e seguiram em marcha pela região central da cidade.

Foto: Elineudo Meira

A atividade começou com um piquenique agroecológico e apresentações culturais pelo lançamento da 5ª Ação Internacional da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), seguidas de um ato unificado no Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp).

O protesto foi marcado por críticas ao governo, inclusive no mote do ato paulista:  “Mulheres contra Bolsonaro, por nossas vidas, democracia e direitos! Justiça para Marielles, Claudias e Dandaras”

 

 

Foto: Gui Frodo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Brasília, cerca de 5 mil mulheres estiveram na marcha do 8 de março,com o mote “Pela vida das mulheres, em defesa da democracia, contra o racismo e por direitos”, e marcha que incluiu protesto em frente ao Palácio do Buriti, seguindo até a Praça da Torre.

Em Belém (PA). mais de 4 mil mulheres se reuniram na Praça Waldemar Henrique, para participar do ato político-cultural organizado pela Frente Feminista do Pará. E Curitiba,  o ato foi realizado no bairro Parolin, periferia da cidade, pedindo paz na favela. Em Belo Horizonte (MG), ouve caminhada a partir da Ocupação Pátria Livre. Em Maceió, o  Festival Cultural Mulheres em Luta reuniu apresentações artísticas das e sobre as mulheres. , os atos do 8M reuniram cerca de 10 mil mulheres em O ato de Fortaleza (CE), reuniu cerca de 10 mil no entorno do Centro Dragão do Mar,  com atividades  "Pela Vida das Mulheres contra o Fascismo, Machismo, Racismo e LGBT fobia”, que terminaram com um cortejo pela orla. .Em João Pessoa a concentração começou às 15h com um ato político-cultural no Busto de Tamandaré, com o lema "Mulheres na Luta por Direitos!".

Foto: Elineudo Meira

Foto: Wesley Marques

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Elineudo Meira, Guido Frodo, Catarina Barbosa, Wesley Marques

Fonte: Brasil de Fato

 

Adicionar comentário


logoMobile