Nova instalação conta com salas para a concepção, desenvolvimento, montagem e operação de pesquisas

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inaugurou nesta terça-feira, 28, o Centro Espacial ITA (CEI), para aumentar a atuação aeroespacial do instituto. A nova instalação foi construída com recursos do Ministério da Educação, Ministério da Defesa e da CAPES e conta com salas para a concepção, desenvolvimento, montagem e operação de pesquisas. A iniciativa faz parte de uma série de ações previstas no Programa Estratégico de Sistemas Espaciais.

Fachada do prédio do ITAO projeto foi concebido para fazer do Brasil um desenvolvedor de novas tecnologias na área e diminuir a dependência externa. “Acredito que o Centro Espacial ITA será uma liderança mundial na área de pequenos satélites. A gente se orgulha muito de ter esse laboratório criado aqui e todos trabalharam com afinco para isso”, afirma Anderson Correia, reitor do ITA.

Nos próximos anos, o ITA pretende aumentar a inserção internacional e o vínculo com o setor produtivo. Os estudos desenvolvidos no CEI serão potencializados pelo Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). O Instituto Tecnológico da Aeronáutica é uma das 36 instituições participantes do programa e vai oferecer um doutorado internacional para formar novos pesquisadores. Entre as suas parcerias estão a Nasa e a Universidade do Alabama, nos Estados Unidos.

Parte dos estudos desenvolvidos em conjunto pelo ITA com os americanos já está em execução no novo centro. Uma das pesquisas em andamento é de um bolsista de mestrado financiado pela CAPES, Pedro Cabral, que estuda como se dá o risco na transmissão de informações via satélite.

https://www.capes.gov.br/36-noticias/10152-ita-inaugura-centro-espacial-e-investe-no-print', 'Capes']);" target="_blank" style="box-sizing: border-box; background: transparent; color: rgb(66, 139, 202); text-decoration: none; margin: 10px 0px;">Capes