Após a exibição de um vídeo sobre a importância da engenharia de manutenção e outro sobre os 15 anos do CrediCrea, foi aberta oficialmente a mesa que instalou o seminário Cresce Brasil em Forianópolis - Santa Catarina, nesta sexta-feira (29). A atividade foi dedicada à discutir estratégias para assegurar conservação e manutenção das grandes obras de infraestrutura e a campanha iniciada pela FNE e parceiras, através do projeto Cresce Brasil de 2019,  para que as várias instâncias de governo no País sejam dotadas de órgãos técnicos especializados fundamentais para que desastres que tem sido noticiados com quedas de pontes, viadutos e estouro de barragens não mais ocorram.

Murilo Pinheiro na mesa de abertura do seminário Cresce Brasil em FlorianópolisNa mesa, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, foi acompanhado do presidente do Senge-SC, José Carlos Rauen, co-responsável pelo seminário, e representantes de entidades apoiadoras e autoridades, entre eles o presidente da Mutua, Paulo Guimarães, o diretor da Fiesp, Mário Aguiar, o presidente do Crea-SC, Ari Neumann, o secretário de Estado de Santa Catarina, Carlos Hassler,  promotor de Justiça representando o Ministério Público de Santa Catarina, Daniel Paladino, o diretor do Credi-Crea Cesar Augusto Fabre, e coordenadora do Núcleo Jovem da FNE, Marcellie Dessimoni.

Na ocasião, Murilo cumprimentou cada representante na mesa, mencionando o desempenho do Senge-SC na defesa dos profissionais da engenharia e o governo do Estado de Santa Catarina, na pessoa do secretário Carlos Hassler, por uma pesquisa que indicou recentemente Santa Catarina como um dos estados com menor índice de desemprego no Brasil.  Marcellie foi lembrada pelo presidente da FNE por ter assumido de forma competente  a defesa da engenharia junto aos jovens profissionais e estudantes. Ele explicou a história da construção do projeto Cresce Brasil, que debate grandes questões do país a cada dois anos, buscando e defendendo soluções. Murilo mostrou a importância e a urgência da proposta defendida nesta nova etapa do projeto Cresce Brasil, que visa dar proteção aos investimentos públicos em obras de interesse da sociedade e assegurar o trabalho profissional qualificado em todas as esferas de governo no país.  "Nã há no Brasil quem inaugure manutenção. Por isso pensamos que a criação de uma secretaria que teria um responsável pela manutenção das obras. Em São Paulo, quando caiu uma passarela na Dutra, ninguem sabia quem era o responsável... É preciso criar condições de acompanhar os projetos", enfatizou.

Rauen explicou que as regulamentações do Tribunal de Contas da União e do Estado para os contratos de obras do governo determinam obrigações até a entrega das obras. Mas nada é exigido depois. Como servidor público, ele diz que testemunhou muito pouco de recuperação de obras, a não ser após os problemas acontecerem.  Ele lembrou que as pontes de Florianópolis são utilizadas por todo transporte da cidade, mas que as pontes Pedro Ivo e Colombo Salle não têm a manutenção corriqueira.

Os palestrantes lembraram que Florianópolis é um exemplo de como as obras de arte especiais no espaço público simbolizam a cidade e o Estado, contribuindo para o seu desenvolvimento econômico.  O presidente do CREA-SC, afirmou que a necessidade de prolongar a vida útil das grandes obras tem sido uma pauta de discussão no campo da engenharia, principalmente lembrando que uma delas, a Ponte Ercílio Luz, é um cartão postal da cidade, e exemplo  a urgência de  uma engenharia de conservação e manutenção em obras desse tipo em todo país e da infraestrutura em Santa Catarina".

Paulo Guimarães lembrou a parceria constante com a FNE e com os eventos do Cresce Brasil e movimento pela união da engenharia - que se expressou nesse evento -, e considerou a proposta da engenharia de manutenção uma grande questão atual a ser defendida pelas entidades junto a governos em todos os níveis

Marcellie enfatizou a importância do uso correto dos investimentos públicos, que podem fazer com que uma obra pague a si mesma, pelo uso social e durabilidade sem necessitar de gastos enormes depois que os problemas se tornam graves. Representante do Núcleo Jovem da FNE, Marcellie aponta a defesa da boa gestão dos investimentos em grandes obras como  um compromisso que os jovens profissionais devem levar adiante.

Participaram ainda o diretor da FNE, Fernando Palmezan, e dirigentes de várias entidades da categoria, como o Sindicato dos Engenheiros Agrònomos de Santa Catarina, da Segurança do Trabalho, dos Engenheiros Mecânicos, da Engenharia Consultiva, Nova Engevix,  além dos senadores Dario Berger e Jorginho Mello, do prefeito de Florianópolis. Acompanhe o seminário aqui