Imprimir

Em reunião na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília, com o secretário especial de Relacionamento Externo da Casa Civil, Abelardo Lupion, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, apresentou-lhe a última edição do projeto “Cresce Brasil +Engenharia +Desenvolvimento”, que traz o tema engenharia de manutenção. Como resultado, a federação apresentará ao governo plano de ação para dar andamento ao assunto.

Foto: Paula BordoliniA proposta é que o governo possa ter uma Secretaria ou órgão especial que trate do assunto, com equipe e dotação orçamentária próprias, o que implicará mais segurança, menos riscos e custos à sociedade. O presidente da FNE apontou que a entidade conta com profissionais e especialistas em cada região em que os sindicatos estaduais têm atuado incansavelmente, seja com a promoção de debates, realização de eventos, junto aos governos estaduais e municipais, buscando soluções para os grandes desafios da engenharia.

O secretário se mostrou muito receptivo à ideia, uma vez que tem feito estudos e levantamentos das mais de 10 mil obras paradas em todo o País. Segundo ele, o Governo tem movido esforços para solucionar tal problema, buscando investimento e pessoas capacitadas para tal.

Para Lupion, uma das áreas mais preocupantes é a de saneamento. Ele também falou da participação da FNE ocupando assentos em conselhos do governo que tratam de assuntos da engenharia nacional. Citou exemplos como a recuperação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras obras de arte da engenharia, que precisam ser preservadas para que não aconteçam tragédias como o Museu Nacional, ao que manutenção é fundamental. Murilo destacou ainda a ruptura da barragem em Brumadinho (MG), além de acidentes e quedas de diversas pontes e viadutos pelo País que poderiam ter sido evitados.

Lupion propôs, assim, que a FNE apresente um plano de ação, de como poderia ser a estrutura de uma área de engenharia de manutenção, para que a Secretaria proposta possa envolver os diversos Ministérios que tratam das obras. Ele considera fundamental existir um órgão que trate especificamente da manutenção das obras de arte, lembrando que há recursos destinados a essa matéria, mas faltam projetos na maioria das vezes. Ter equipes focadas e coma responsabilidade em fazer acontecer trará resultados positivos e reais.

Diante disso, Murilo reunirá as sugestões dos sindicatos filiados à FNE de todo o País, com a expertise e conhecimento especializados dos profissionais, para apresentar a proposta da federação.

Com informações e foto de Paula Bortolini