Imprimir

Clarice Soraggi, Giacomo Trento, Murilo Pinheiro e Flávio Brízida. Foto: Paula BortoliniO presidente da FNE, Murilo Pinheiro, o diretor da entidade, Flávio Brízida, e a presidente da Federação das Associações dos Engenheiros Ferroviários (FAEF), Clarice Soraggi, foram recebidos na quarta-feira (18/9), em Brasília, pelo secretário de Relações Governamentais da Casa Civil, Giacomo Trento.

Murilo enfatizou junto ao Secretário a contribuição da engenharia ao País, apontando a necessidade de o setor participar efetivamente do debate das questões nacionais. Entre as propostas, ele destacou a edição “Engenharia de Manutenção” do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, que defende a criação nas administrações públicas de órgão técnico que tenha o papel de zelar pela inspeção e fiscalização das obras e estruturas, como pontes e viadutos. O objetivo, apontou, é oferecer segurança à população e aplicar de maneira adequada os recursos.

O dirigente defendeu ainda a retomada das obras paralisadas no País como forma de promover o reaquecimento da economia e gerar empregos no curto prazo. Segundo Trento, o governo fez o mapeamento das obras paradas, mas como passa por momento de grandes problemas de orçamento, estão sendo buscadas parcerias junto à iniciativa privada para se viabilizarem investimentos.

A audiência tratou ainda da situação dos profissionais que foram transferidos da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) para a Valec e cuja remuneração encontra-se defasada, além da necessidade de se ampliar e aprimorar a participação desse modal na matriz de transportes do Brasil.

 

Portal FNE, com informações de Paula Bortolini