sociais

logos

Cresce Brasil

Docentes da UFSCar e da UFSM lançam livro sobre AutoCAD voltado às Ciências Agrárias 

Evento de lançamento acontece nos dias 17 e 19 de setembro, durante a programação do XLVIII Conbea

 

Os professores Jonathan Gazzola e Murilo Voltarelli, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o professor Thiago Francetto, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), farão nos dias 17 e 19 de setembro o lançamento do livro "AutoCAD: Ferramentas essenciais para projetos aplicados às Ciências Agrárias". O evento integra a programação do XLVIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea). 
 
Capa do livro sobre AutoCadA ideia do livro surgiu com Gazzola que, desde a sua graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sentia falta de uma bibliografia de desenho técnico para AutoCAD voltada a estudantes de Ciências Agrárias, com exemplos de projetos na área agrícola e que estimulasse a aplicabilidade da ferramenta no cotidiano profissional. "Depois de um tempo atuando como docente, voltei a perceber a necessidade dos alunos em relação a uma literatura que abordasse os comandos principais, desde a concepção de um projeto até sua finalização para impressão. Então, comecei a escrever pequenos materiais bibliográficos, em formato de apostilas. A união com os professores Voltarelli e Francetto fez com que o material pudesse ser aprofundado e melhorado, de acordo com nossas experiências em sala de aula", conta Gazzola.
 
O livro aborda o histórico do desenvolvimento do software CAD e suas vertentes, bem como sua aplicabilidade em Ciências Agrárias. Na parte didática, o leitor é levado a aprender de forma autodidata e tem contato com os comandos essenciais para que consiga desenvolver o projeto desde o primeiro traçado até a impressão final, independente da complexidade (bi ou tridimensionais). Os exemplos foram desenvolvidos a partir de situações cotidianas que envolvem projetos de peças mecânicas, de máquinas agrícolas, de edificações rurais, plantas baixas e maquetes eletrônicas. Além disso, o livro tem dois capítulos especiais voltados para outros casos em que o AutoCAD pode ser uma ferramenta aliada, tais como mensuração de variáveis em mecanização agrícola e uso do software em geoprocessamento.
 
"A obra é destinada tanto a docentes, pois há uma sequência de capítulos com exemplos e exercícios nos quais eles podem se basear para montar suas aulas, como também para estudantes que tenham interesse em se aprofundar no tema, e a profissionais liberais que desejem um guia prático ou precisam aprender a utilizar a ferramenta AutoCAD. Apesar do enfoque ser totalmente voltado para as Ciências Agrárias, nada impede que profissionais de outras áreas utilizem a bibliografia", conclui Gazzola.
 
O lançamento do livro ocorre durante a programação do XLVIII Conbea, no Café com Ciência, das 16 às 17 horas, na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Unicamp.
Adicionar comentário


logoMobile