sociais

logos

Cresce Brasil

Demorou menos de 10 minutos para que uma simples bioimpressora 3D de baixo custo usasse uma bio-tinta, junto com células-tronco (células estromais da córnea humana) retiradas de um doador saudável, para imprimir o formato de uma córnea.

HypescienceOs pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, demonstraram em seguida que as células-tronco cresceram bem na córnea impressa.

“Muitas equipes em todo o mundo têm perseguido a bio-tinta ideal para tornar este processo viável. Nosso gel exclusivo – uma combinação de alginato e colágeno – mantém as células-tronco vivas enquanto produz um material que é rígido o suficiente para manter sua forma, mas macio o suficiente para ser impresso pelo bocal de uma impressora 3D”, explicou Che Connon, professor de engenharia de tecidos na Universidade de Newcastle.

Atualmente, 10 milhões de pessoas em todo o mundo necessitam de cirurgia para prevenir cegueira da córnea - camada externa do olho - como resultado de doenças, incluindo o tracoma, uma infecção ocular.

Confira em Hypescience

Adicionar comentário


logoMobile