sociais

logos

Cresce Brasil

Entidade representa mais de 100 mil profissionais em aproximadamente 50 campanhas salariais

Foto: Beatriz Arruda/Comunicação SeespFoto: Beatriz Arruda/Comunicação SeespNeste 21 de setembro, o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) completa 85 anos de fundação. Entre as grandes conquistas nessa trajetória, estão as campanhas salariais da categoria. Tendo inaugurado esse trabalho em 1977, com um dissídio coletivo junto aos bancos, a entidade hoje conduz negociações com cerca de 50 empresas e entidades patronais nos mais diversos segmentos, em campanhas salariais que abrangem mais de 100 mil profissionais.

Esse esforço envolve um processo que vai da elaboração da pauta de reivindicações, passando por realização de assembleias, mobilização dos profissionais e a negociação com os empregadores, até eventual recurso à Justiça do Trabalho. A empreitada envolve o papel ativo dos dirigentes, assim como de toda a estrutura da instituição, em especial das assessorias sindical, jurídica e de comunicação. Como os engenheiros têm diferentes datas-bases para a renovação de suas normas coletivas, definidas de 1º de janeiro a 1º de novembro, o trabalho é praticamente constante ao longo do ano.

Conquistas – Essa atividade é crucial, pois é ela que garante ao profissional reajuste salarial, aumento real, participação nos lucros e resultados, benefícios como vale-refeição, auxílio-creche, planos de saúde e muitos outros. “Sem o sindicato, o engenheiro ficaria totalmente à mercê da vontade das empresas que, muito provavelmente, não lhe concederiam ganho algum”, destaca o presidente do SEESP, Murilo Pinheiro. A partir da aprovação da Lei 13.467/2017, que implementou a reforma trabalhista, o papel do sindicato tornou-se ainda mais essencial, tendo em vista a prevalência do negociado sobre o legislado instituída pela nova norma. “O trabalhador precisa estar amparado pela sua entidade representativa para que não lhe seja imposto um acordo que sequer cumpra o que está previsto em lei”, explica o dirigente.

Para fortalecer esse trabalho, o SEESP realiza anualmente seminário de abertura das campanhas salariais que, em 2019, chegou à sua 19ª edição. A atividade, da qual participam representantes das empresas com as quais o sindicato negocia, dirigentes da entidade e especialistas do mundo do trabalho, tem o objetivo de estimular o diálogo e buscar o consenso para firmar acordos e convenções coletivas.

O Seesp fica situado à Rua Genebra, 25, na Bela Vista, em São Paulo. Contatos podem ser feitos pelo telefone (11) 3113-2620, ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile