Imprimir

Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia receberam, na última terça-feira, as contribuições da FNE para a estruturação dos serviços de engenharia de manutenção no país, reunidas na última edição impressa do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”.  O documento é  dedicado à responder à urgência de políticas em todas as instâncias da administração pública para assegurar a segurança de  obras e equipamentos de grande envergadura, bem como das populações alcançadas. 

Entrega do Cresce Brasil em GoiásA entrega aconteceu durante reunião na Federação das Indústrias do Estado de Goiás, às mãos do secretário de obras da Prefeitura Municipal de Goiânia, Dolzonan da Cunha,   ao presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEG - (Coinfra),  Célio Eustáquio de Moura,  e do representante do governador do Estado e da  equipe do governo do Goiás Parcerias, Marcelo Lins.

A FNE foi representada pelo seu diretor e  presidente do Senge-GO, Gerson Tertuliano, que explicou o ponto fundamental do Cresce Brasil este ano, que é a proposta de implantação pelas administrações nos níveis municipal, estadual e federal de um órgão com dotação orçamentária e corpo técnico qualificado de Engenharia de Manutenção. A medida poderá garantir que a tarefa seja cumprida efetivamente e de forma adequada, sem improvisos.

A publicação traz um diagnóstico da situação geral das estruturas e edificações no País e caminhos técnicos, políticos e administrativos para assegurar inspeção, conservação e manutenção permanentes. A garantia da correta aplicação dos recursos públicos, enfatizada no projeto, requer a participação absolutamente essencial da engenharia e de seus profissionais.

O trabalho começou a ser elaborado através de um seminário realizado em 16 de abril último, com a participação de especialistas que se debruçaram sobre o tema  “Pontes, viadutos, barragens e a conservação das cidades – Engenharia de manutenção para garantir segurança e qualidade de vida”.