Associados ao Sindicato dos Engenheiros no Estado do Ceará (Senge-CE) elegeram a engenheira civil Teodora Ximenes como a nova presidente da entidade para o triênio 2019/2022. A engenheira Ângela Fechine é a vice. A votação ocorreu durante os dias 26 e 27 de fevereiro. A apuração ocorreu na sede do Senge-CE e o resultado só saiu perto da madrugada.

Teodora Ximenes empossada no Senge-CENa quarta, o processo se estendeu até às 19h e a contagem dos votos só teve início por volta das 20h30, após uma reunião com os membros da comissão eleitoral e fiscais e representantes das duas chapas no auditório do Senge-CE, levando mais de três horas para ser concluída. O resultado foi divulgado às 23h24 da noite.

Segundo a comissão eleitoral, foram contabilizados 459 votos, desde total, 455 foram considerados válidos. A Chapa 1, vencedora do pleito, teve 248 votos, enquanto a Chapa 2 teve 207 votos. Brancos e nulos somaram quatro votos. Uma urna itinerante foi colocada na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) no dia 26, para atender profissionais do Idace, da Ematerce e da Adagri. 67 profissionais destes setores votaram através da urna.

Mobilização e participação da categoria

A forte mobilização das duas chapas garantiu um resultado expressivo de votos na eleição de 2019. Se comparado com o pleito de 2015, o número total de votantes traduz um percentual 200% maior. Naquele ano, quando a então presidente Maria Helena Araújo foi eleita, apenas 159 votos foram contabilizados, sendo 153 validados.

Helena Araújo destacou a importância da participação dos engenheiros no processo de escolha da nova diretoria para o triênio 2019/2022. “O sindicato é do associado, não é das diretorias, por isso os associados são importantes no processo. A eleição é um jogo de ideias e propostas em que o personagem principal é o dono do Senge, que são esses profissionais”, afirma.

Confirmado o resultado, a comissão da Chapa 1 comemorou a vitória. Teodora Ximenes cumprimentou Maria Zita Timbó e elogiou o desempenho da profissional. Ao final, Teodora agradeceu aos colegas pelo resultado da votação e lembrou de suas promessas de campanha e destacou o compromisso que terá com o Senge-CE, classificando o sindicato como uma importante entidade com 75 de história na engenharia do Estado.

“Nossa proposta é de desenvolver um grande trabalho em prol da engenharia no Ceará. Aqui nós temos desde o engenheiro até o arquiteto, então, vamos trabalhar para que todos tenham o mesmo benefício, nos pautando pelo princípio da igualdade e da competitividade, tornando o sindicato ainda mais forte e atuante”, afirmou Teodora Ximenes.

Pelo regimento interno do Senge-CE, a posse da nova diretoria eleita deve acontecer no dia 31 de março, data final da atual gestão, porem, o dia cai em um domingo, por isso a data da posse pode ser alterada pela presidência eleita. A solenidade deve acontecer na sede do Sindicato, na Rua Alegre, número um, na Praia de Iracema.

Quem é Teodora Ximenes?

Teodora Ximenes atua há mais de 40 anos no serviço público. Compôs a equipe que esteve a frente da luta pela primeira sede do Senge-CE. É funcionária de carreira da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Já foi secretária das Regionais IV e V, Presidente da Empresa de limpeza Urbana de Fortaleza (EMLURB) e coordenadora de fiscalização dos licenciamentos ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), no governo de Lúcio Alcântara, e também foi chefe de gabinete no governo de Juraci Magalhães.

Como assessora e engenheira civil dos projetos especiais da Prefeitura de Fortaleza, aprovou programas com a finalidade de buscar recursos para o Hospital da Mulher, Cuca’s I, V e VI, além de praças na Capital e a urbanização e infraestrutura da Praia de Iracema.

Atuou também no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), onde exerceu por dois mandados a função de conselheira da entidade. Atualmente é conselheira titular na Câmara de Engenharia Civil. Em 2018, foi delegada do Senge-CE na eleição da Diretoria da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) em São Paulo.