sociais

logos

Cresce Brasil

O Seminário Pontes, viadutos, barragens e a conservação das cidades - Engenharia de manutenção para garantir segurança e qualidade de vida será realizado dia 16, a partir das 13h, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Seesp), para debater estratégias voltadas a assegurar a segurança de obras e equipamentos públicos de grande envergadura conta riscos de desastres. 

Barragem Barra Bonita. Foto: DivulgaçãoBarragem Barra Bonita. Foto: DivulgaçãoO Seesp explica, ao convidar para o evento, que "o Brasil vive uma precária e perigosa situação no que diz respeito a inspeção e manutenção de construções" e lembra as tragédias ocorridas em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro último, quando se rompeu uma barragem da mineradora Vale S.A., e no centro de São Paulo, em 1º de maio de 2018, quando um edifício desabou após um incêndio, além de incidentes recentes com viadutos na Marginal do Rio Pinheiros e no acesso à Rodovia Presidente Dutra,.

A proposta do seminário e mobilizar esforços para reverter esse quadro. Para isso,  reunirá  especialistas que possam contribuir com diagnóstico da situação nos diversos segmentos e propor medidas técnicas e administrativas que tragam segurança à população e possibilitem o uso racional dos recursos públicos. " Destacam-se nessa discussão a importância e o papel da engenharia. Assegurar a correta conservação de obras e estruturas não permite improvisos; exige coleta e análise de dados com precisão, planejamento e execução qualificada. Portanto, a tarefa deve contar com o protagonismo dos profissionais da área tecnológica, que, por sua vez, precisam estar atentos a tal responsabilidade".

Falarão sobre a situação e demandas relacionadas às pontes e viadutos o chefe da Seção de Engenharia de Estruturas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Ciro Araújo, e o presidente da Regional São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), Fernando Mentone  O problema brasileiro com a manutenção das barragens será tratado pelo professor titular da Universidade Mackenzie, Antonio Eduardo Giansante e o especialista em Regulação e Fiscalização em Recursos Públicos da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), Cláudio Paiva de Paula.  A Conservação das cidades será tema do diretor-presidente da Critério Experts e autor do livro “Sinistros na construção civil – Causas e soluções para danos e prejuízos em obras”, Maurício Marcelli, o professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) em Gestão urbana e habitacional, Alex Abiko.17h30Encerramento

O Auditório do Seesp fica na Rua Genebra, 25, na Bela Vista, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3113-2641, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

logoMobile