sociais

logos

Cresce Brasil

O comum entre nós: da cultura digital à democracia do século XXI,é o livro do jornalista e pesquisador Rodrigo Savazoni,disponibilizado nesta quinta-feira para download no perfil do autor na rede Academia.edu. Para analisar o impacto da internet nas relações comunitárias ele vai dos tradicionais modos de vida em grupo à convivência em plataformas digitais e seu alcance que extrapola os limites e modelos impostos à sociedade.

Capa da publicação eletrônica

A publicação faz parte da coleção Democracia Digital, organizada pelo sociólogo e doutor em Ciência Política Sergio Amadeu da Silveira e pretende despertar o interesse "tanto de pesquisadores da área de tecnologia e comunicação como de um público leitor mais abrangente, que se vê envolvido em seu cotidiano com aparatos tecnológicos permanentemente conectados, conforme explicar Danilo Santos de Miranda Diretor Regional do Sesc São Paulo, na apresentação do livro:

"Temas como liberdade, direitos humanos, igualdade social, censura, gênero e raça povoam o cotidiano dos fóruns virtuais, não raro facultando alternativas ao tipo de abordagem desenvolvida nos meios tradicionais de comunicação, como o rádio, a TV e a imprensa escrita. Isto se deve, entre outros fatores, à relativização da divisão entre aqueles que pautam e aqueles que consomem a informação, na medida em que essa fronteira vai sendo apagada. Uma vez que a expansão da rede alavanca a multiplicação do volume de dados e da sua correlata disseminação na esfera pública, assim como estimula a participação de crescente número de pessoas nas discussões sobre assuntos de interesse comum, caberia nos perguntarmos sobre o real impacto, no debate público, dessa forma de circulação de informações e vozes. A  coleção busca reunir autores brasileiros, pesquisadores do campo da cultura digital,  dedicados a pensar as dinâmicas ensejadas pelas redes digitais de conexão, investigando a sua influência sobre os rumos da democracia" .

Savazoni utiliza subsídios sobre São Paulo, Recife, Madri, Nápoles, Bolonha e de culturas ameríndias para tratar da construção da ideia de bens comuns, a partir da expansão das redes digitais de conexão, em fins dos anos 1990. A democracia no mundo digital: História, problemas e temas, de Wilson Gomes d Para além das máquinas de adorável graça: Cultura hacker, cibernética e democracia, de Rafael Evangelista.

 Confira a publicação em pdf ou leia através da rede Academia.Edu (é preciso estar inscrito). Os três livros da coleção estão à venda online (ebook Kindle).

Adicionar comentário


logoMobile