Em sua 5ª edição, prêmio foi entregue a destaques em interesse público e nas áreas de atuação das entidades filiadas à confederação.

Premiados da 13ª Jornada

Ao encerramento da 13ª Jornada Brasil 2022 – O País que queremos, em 30 de novembro, em São Paulo, foi entregue o prêmio Personalidade Profissional da CNTU. A homenagem é feita anualmente pela confederação a profissionais de destaque nas áreas de atuação das entidades filiadas à confederação (odontologia, farmácia, nutrição, economia e engenharia). Além disso, é entregue a nome que tenha dado contribuição importante a um Brasil melhor e mais soberano, na categoria “Interesse público” (até 2015, Excelência em gestão pública).

Em sua 5ª edição, foram agraciados Vicente de Paula Oliveira (em Economia), Liedi Legi Bariani Bernucci (Engenharia), Sílvia Storpirtis (Farmácia), Glauce Gravena (Nutrição), Welington Moreira Mello (Odontologia) e Ceci Juruá (Interesse público). Além de relatarem um pouco de sua rica trajetória, em seus discursos abordaram questões importantes à sociedade, às suas profissões e ao País.

Ao receber o prêmio, Vicente Oliveira frisou: “Almejo um Brasil melhor onde as instituições democráticas estejam consolidadas e a serviço da cidadania e de um país socialmente mais justo e economicamente aberto ao mundo, com elevados níveis de produtividade e política externa orientada para o multilateralismo, além de educação de qualidade com necessária valorização dos professores.”

Liedi Bernucci, primeira mulher a assumir a direção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 124 anos, salientou a contribuição que os engenheiros podem dar neste momento. “O Brasil precisa muito de infraestrutura para se desenvolver. Esse é o segundo pilar da competitividade internacional. O primeiro é ter instituições confiáveis.” Ela afirmou sua esperança no futuro a despeito do momento difícil: “A juventude tem generosidade e é muito capaz de enfrentar os desafios nacionais e diante de novas profissões ainda por surgir.”

Também centrando na importância de sua área ao País, Sílvia Storpitis falou sobre valorização profissional, cuidado com o paciente e gestão de assistência farmacêutica para auxiliar na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). E Glauce Gravena enfatizou “projeto de saudabilidade e mudanças no comportamento alimentar” como contribuições do nutricionista à sociedade.

Já Welington Melo ressaltou a essencialidade do movimento sindical nas diversas conquistas a serviço dos trabalhadores e dos brasileiros em geral. Na odontologia destacou o “programa Brasil Sorridente”, instituído pelo governo federal em 2003 e reconhecido internacionalmente, como principal contribuição da categoria organizada.

Ceci Juruá concluiu: “A gente acredita no Brasil, nesta gente humilde que está aí e resiste.” Lembrando o ambiente democrático construído na confederação para o diálogo, proposição e convergência de inteligências em prol de um país desenvolvido, soberano e com justiça social, ela concluiu: “A CNTU é a foto do país que queremos.” Ao saudar os premiados e encerrar a jornada, o presidente da entidade, Murilo Pinheiro apontou: “O Brasil ganha muito ao ter profissionais como vocês, trabalhando para todos nós, cidadãos. É uma honra homenageá-los. Muito obrigado!.”

Soraya Misleh/Foto: Beatriz Arruda

Confira a trajetória das Personalidades Profissionais 2018.