sociais

logos

Cresce Brasil

O supercomputador acaba de ser instalado com recursos oriundos da Petrobras por meio das Redes Temáticas de Geofísica Aplicada e de Modelagem e Observação Oceanográfica. É considerado a mais poderosa máquina HPC (High Performance Computing - Computação de Alto Desempenho) para uso acadêmico na América Latina e recebeu investimento de R$ 5 milhões da Petrobras. A inauguração será na próxima segunda-feira, dia 12 de maio.

O Netuno terá capacidade para processar amplo volume de dados simultaneamente e beneficiará, além da UFRJ, mais quatorze universidades brasileiras que compõem as redes.

O equipamento foi inscrito no ranking mundial Top 500 das maiores máquinas de processamento paralelo. Segundo os técnicos envolvidos neste projeto, o cluster (conjunto de computadores ligados em rede) instalado tem desempenho estimado entre os 100 do ranking. O Brasil é representado atualmente neste ranking por um único cluster de alto desempenho, que figura na posição 451.

Este equipamento vem suprir a demanda computacional das Redes Temáticas de Geofísica Aplicada e de Modelagem e Observação Oceanográfica. O equipamento é capaz de trabalhar de forma simultânea em diferentes tarefas. Isso reduzirá, por exemplo, o ciclo ocioso da máquina, enquanto os técnicos analisam dados gerados por ela. A grande vantagem de um cluster é obter maior desempenho com custo menor.

O cluster instalado na UFRJ é composto por 256 servidores DELL de alto desempenho (nós computacionais), cada um com dois processadores "quad-core" (quatro núcleos) Intel de 2.6 GHz (desempenho estimado de 64 Gigaflops por nó). As máquinas são interligadas entre si por uma rede de dados Infiniband de alta performance, além da rede Gigabit Ethernet tradicional.

A UFRJ é uma das quinze universidades participantes das Redes Temáticas de Geofísica Aplicada e de Modelagem e Observação Oceanográfica. Todas as instituições que compõem as redes poderão desenvolver projetos utilizando a capacidade de processamento do novo cluster.

O modelo de parcerias tecnológicas através de Redes Temáticas foi criado para atender à cláusula de investimentos de Pesquisa e Desenvolvimento presente nos contratos de concessão de exploração e produção entre a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Segundo a cláusula, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% deste valor para universidades e instituições nacionais. Todos os projetos de infra-estrutura passam por autorização prévia da ANP.

A inauguração do Cluster Netuno no Centro de Computação de Alto Desempenho de Geofísica e Oceanografia será nesta segunda-feira, dia 12 de maio, às 15h, no Anfiteatro Maria Irene Mello do Núcleo de Computação Eletrônica – NCE/UFRJ – no campus do Fundão. (Assessoria de Comunicação do Núcleo de Computação Eletrônica/UFRJ)

Adicionar comentário


logoMobile