A Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários (CNTU) vem elaborando, através de intensos debates participativos, um projeto-síntese para o Brasil 2022 – O País que Queremos. Seu objetivo é fazer da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, em 2022, um processo de fortalecimento da cidadania brasileira e um salto em nossos desenvolvimento e cultura.

Imagem originalmente publicada em Opera MundiImagem originalmente publicada em Opera MundiTarefas imediatas para os próximos governantes estão na “Carta Aberta: A CNTU e as eleições de 2018" aprovada em agosto,  Entre as urgências está a necessidade de reverter retrocessos políticos recentes, como a reforma trabalhista; a Emenda Constitucional da morte que congela os investimentos públicos;  o estrangulamento da Petrobras; a entrega aos estrangeiros, sem transparência ou apoio popular, das reservas do pré-sal e da Embraer; o desmanche do Sistema Único de Saúde (SUS) e a transferência dos recursos da saúde pública para meios privados; o ataque à educação pública; e o estrangulamento do sistema nacional de ciência e tecnologia.

O projeto Brasil 2022 defende que essas agendas desastrosas sejam barradas e superadas, e que o País possa avançar e se desenvolver de forma democrática e soberana. Nesse sentido, os engenheiros presentes ao X Conse, que também integram a CNTU através da FNE, aprovaram a seguinte moção;

Por um novo grito de independência

Os engenheiros reunidos no X Congresso Nacional dos Engenheiros (Conse), realizado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) entre 13 e 14 de setembro de 2018, na cidade de São Paulo, aprovam que essa entidade se integre de forma protagonista ao projeto Brasil 2022, lançado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), visando a comemoração do Bicentenário da Independência e dos 100 anos da Semana de Arte Moderna em 2022. A FNE conclama suas entidades e a categoria dos engenheiros a desenvolverem iniciativas visando a luta pela reconstrução da democracia, desenvolvimento e soberania. Unir os brasileiros para uma nova etapa de nossa história.

São Paulo, 14 de setembro de 2018

Confira documentos, cobertura, apresentações e moções do X Conse